qui, 16 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Morning Call: mercados operam no negativo em dia de decisão importante para o FED

O retorno do feriado começa com o fechamento negativo da maioria das ações asiáticas e dos futuros em Nova York em meio a um alerta sobre a perspectiva de crescimento da China, além da preparação dos investidores para a decisão de política do Federal Reserve que ocorre nesta quarta-feira.

As ações caíram em Hong Kong e na China, após o alerta do premiê Li Keqiang de que a segunda maior economia do mundo está novamente preocupada contra o novo surto de coronavírus, com potencial de levar o país de volta às restrições de mobilidade impostas em Wuhan no início de 2020.

Já o Dow Jones, S&P 500, Nasdaq 100 e os recém abertos mercados europeus, operam em leves baixas após novas máximas em Wall Street, impulsionada pela resiliência dos lucros da temporada de balanços contra aos custos crescentes e faltas importantes de produtos que integram a da cadeia de suprimentos e que estão causando interrupções de trabalho em algumas empresas do país.

Espera-se que o Fed anuncie hoje uma redução de suas maçiças compras de títulos, mas os economistas estão divididos sobre se o aumento da taxa será no próximo ano ou no início de 2023.

Entre as commodities, o petróleo recuou, com o presidente Joe Biden culpando a OPEP + por alimentar a inflação antes de sua reunião de quinta-feira que deve definir a nova política de produção.

Por aqui, mais de cem países assinaram um compromisso global que prevê reduzir as emissões de metano em 30% até 2030, ante os níveis do ano passado. O pacto teve a adesão do Brasil, um dos cinco principais emissores de metano do planeta, após forte pressão dos Estados Unidos para a entrada no grupo. O anúncio foi feito em Glasgow nesta terça-feira, 2, na Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-26). Mas, três dos maiores emissores de metano – China, Rússia e Índia – ficaram fora da lista.

Embora desapareça mais rápido da atmosfera do que o gás carbônico, o metano tem um potencial de aquecimento cerca de 80 vezes maior. Por isso, reduzir a liberação desse poluente é considerada uma estratégia para acelerar o combate às mudanças climáticas. Depois do gás carbônico, o metano é o segundo maior poluente do planeta.

“Juntos, estamos nos comprometendo coletivamente a reduzir o metano em 30%. E penso que podemos ir além”, disse o presidente americano, Joe Biden. Após quatro anos em que a Casa Branca esteve ocupada por Donald Trump, o sucessor tem feito esforços para o país recuperar protagonismo na luta contra a crise climática.

TCE-RS consulta a população para definir ações de fiscalizações prioritárias

O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS) lança, nesta quinta-feira (16), a pesquisa do projeto Escuta Cidadã, uma iniciativa que visa ampliar a participação da sociedade nas ações de controle da administração pública. Por meio da consulta, a população poderá ajudar a definir as áreas prioritárias a serem fiscalizadas pelo TCE gaúcho. O levantamento resulta

O governador Eduardo Leite, o vice Gabriel Souza e secretário Beto Fantinel receberam os jovens aprendizes selecionados para participar do intercâmbio internacional da Missão Jovem Reconstrução na Espanha

Programa Partiu Futuro Reconstrução promove intercâmbio de jovens aprendizes na Espanha O vice-governador Gabriel Souza apresentou ontem, ao lado do Secretário do Desenvolvimento Social Beto Fantinel, os jovens aprendizes do Programa Partiu Futuro Reconstrução que participarão de um intercâmbio na Espanha entre 20 e 28 de outubro. O programa foi inspirado em projeto do então deputado estadual Gabriel Souza, que

Uruguai legaliza a eutanásia e entra para grupo seleto de países – Projeto aguarda sanção presidencial

O Senado do Uruguai aprovou, nesta quarta-feira (15), o projeto de lei que legaliza a eutanásia e o suicídio assistido em todo o país. Conhecida como “Lei da Morte Digna”, a proposta descriminaliza o procedimento sob condições específicas e coloca o país como o primeiro da América do Sul a aprovar a prática de forma ampla pelo Legislativo. O texto