A prefeita de Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco (DEM), foi convidada para ser debatedora de um seminário que será realizado no próximo dia 08 de novembro, em Brasília. O evento é em alusão ao 30° ano de constituição do Mercosul, organização intergovernamental para integração econômica, configurada atualmente em uma união aduaneira, na qual há livre-comércio intrazona e política comercial comum entre o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.
O evento, realizado pelo Ministério das Relações Exteriores, com o apoio da Fundação Alexandre Gusmão (Funag), tem o objetivo de realçar a agenda de integração, seus fatores estruturais e conjunturais, apontando os desafios para o futuro, bem como aprofunda o debate doméstico sobre o Mercosul.
Durante sua apresentação, Ana deve apresentar a realidade das cidades gêmeas e as problemáticas da conturbação como, por exemplo a falta de uma legislação própria para a segurança pública nessas áreas e o combate a endemias, como foi o caso da Covid-19. “Enquanto um lado estava com o comércio fechado o outro mantinha tudo aberto”, exemplificou Ana com relação aos momentos de pandemia na fronteira entre Sant’Ana do Livramento e Rivera. “Queremos colocar que essa inexistência de legislações nos faz falta no dia a dia, de coisas que poderíamos resolver com o Mercosul”, complementou.
O evento terá transmissão, ao vivo, via Youtube da Funag.