seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Opinião: COVID E O IMPACTO NA EDUCAÇÃO

A pandemia foi marcada pela polêmica. Não bastasse tratar-se de um evento relativamente inédito para as atuais gerações, a incidência do Covid-19 ocorre em um momento de radicalização sem precedentes. Entre tantas notícias que instigam e alimentam a eterna guerra das redes sociais uma delas foi a determinação do retorno obrigatório às aulas por decreto emanado do Governo do Estado.
Como em todos os eventos de rivalidade existem argumentos a favor e contra que fomentam o bate-boca infindável. Parte defende que a volta deveria ser optativa, cabendo a decisão aos pais. Outros criticam a demora do retorno argumentando prejuízos incalculáveis gerados pelo confinamento compulsório afirmando que o índice de infecção entre a gurizada é muito baixo.
Independentemente dos pontos de vista, considero que a educação sofreu gravíssimos prejuízos com o “fecha tudo, fica em casa”. A ausência da rotina presencial comprometeu a aquisição de novos conhecimentos. O vácuo de um ano também provocou a perda daquilo que já havia sido apreendido antes da pandemia.
Outro aspecto com profundo impacto diz respeito ao social. Crianças e adolescentes ficaram sem interagir com colegas, professores e funcionários das escolas. Vivemos em um mundo marcado pelo uso maciço de tecnologia. Também se nota com nitidez a presença de indiferença e egoísmo que são marcas desta época. A dificuldade de conviver com a frustração agrava as relações, sendo responsável por explosões de temperamento, irritação, brigas e convivência familiar.
É impossível calcular o impacto do prejuízo causado pela interrupção das aulas por este largo tempo. O efeito devastador somente poderá ser auferido no futuro, sem perder de vista que esta geração fornecerá os líderes e dirigentes ali adiante.
Os docentes também enfrentaram tempos difíceis, de improvisações, dificuldades e falta de assistência para adaptar o novo jeito de lecionar. Manter a atenção dos alunos diante de uma tela de computador constitui uma tarefa desafiadora que exige muita disciplina, pesquisa e força de vontade. Como se já não bastasse o cabedal de problemas que os professores enfrentam no cotidiano.
Aos pais que trabalham e que enfrentaram momentos de desespero o longo da pandemia resta esperar que agora normalidade retorne gradativamente. Todo o resto são especulações e esperança.

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem