seg, 29 de abril de 2024

Variedades Aplateia | 27 e 28.04.24

Morning Call: mercados globais abrem a semana muito próximos da estabilidade

As ações asiáticas encerraram de forma mista neste início de semana, enquanto os futuros dos EUA operam no terreno positivo, porém, muito próximos da estabilidade, com os investidores ainda avaliando os riscos de inflação, as perspectivas da China e os próximos relatórios da temporada de balanços, que mira agora os lucros de grandes empresas de tecnologia.

A lira da Turquia caiu para uma baixa recorde em meio a uma briga diplomática.
As ações caíram no Japão e na China, onde o banco central impulsionou mais uma injeção diária de liquidez além da notícia de que autoridades chinesas impusessem impuseram 5 anos de isenções fiscais para propriedades em todo o país.

Na sexta-feira, Jerome Powell sinalizou que a alta da inflação poderá ser vista por bastante tempo. Ele deixou claro que o Fed logo começará a reduzir as compras de títulos, mas permanecerá paciente com os aumentos das taxas.

As ações globais permaneceram resilientes, apesar dos riscos de pressões de preço alimentadas por gargalos na cadeia de suprimentos e custos mais altos de energia. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, está entre os que aconselham que a situação da inflação reflete uma dor temporária que diminuirá no segundo semestre de 2022.

Os investidores também estão monitorando um novo surto da variante delta na China, que deve piorar nos próximos dias. O governo chinês procurou dissipar as preocupações sobre a desaceleração da economia com um longo comentário na mídia estatal descrevendo como o governo está gerenciando os riscos e continua confiante em atingir suas metas para o ano.

Nos Estados Unidos, as cinco maiores empresas de tecnologia (Amazon, Apple, Facebook, Microsoft, Twitter) devem divulgar lucros nos próximos dias. Em outros lugares, a reunião do Banco Central Europeu nesta semana será observada de perto para orientação sobre seu programa de compra de títulos.

Por aqui, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid avalia aumentar a lista de indiciados antes da votação do relatório final do senador Renan Calheiros (MDB-AL), marcada para amanhã. O líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), elaborou um adendo ao relatório e pediu o indiciamento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do ex-secretário de Saúde do Estado Marcellus Campêlo pela crise da falta de oxigênio em Manaus, no ano passado.

A inclusão não é consenso no grupo majoritário da CPI, composto por senadores de oposição e independentes ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Braga ameaçou votar contra o parecer de Renan, se não for atendido.

Há ainda pedidos para indiciamento de outros personagens que apareceram ao longo da investigação, entre eles a fiscal do contrato da Covaxin, Regina Célia Oliveira, o presidente da ONG Instituto Força Brasil, tenente-coronel Helcio Bruno de Almeida, acusado de participar de negociações suspeitas com o Ministério da Saúde, e o presidente da Associação Médicos pela Vida, Antônio Jordão, que promoveu o chamado tratamento precoce em alinhamento com o governo.

Nenhum novo nome, porém, está confirmado. Na quarta-feira passada, Renan apresentou uma lista de 68 indiciados, incluindo Bolsonaro. O relatório foi protocolado após uma divisão no grupo majoritário, que discordou dos crimes apontados inicialmente por Renan e da divulgação de informações na imprensa antes de um acordo entre os senadores. A reação levou o relator a recuar e fazer modificações. Agora, ele é novamente cobrado a incluir informações e aumentar a lista de indiciados.

Uma parceria histórica que se fortalece

Fernando Lemos Nas últimas décadas, a sociedade passou por profundas transformações. Elas têm relação com a tecnologia, mas vão muito além: ocorrem com os hábitos, costumes e expectativas dos consumidores. As pessoas exigem experiências cada vez mais personalizadas e ágeis, que deem praticidade e comodidade. E como se constrói isso? O digital é parte da resposta, mas não é só