qui, 1 de maio de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Consulado Geral do Brasil, em Rivera, fará exposição de arte na fronteira

O Consulado-Geral do Brasil, em Rivera, acolherá a exposição “A pintura brasileira no longo século XIX: figura humana e paisagem”, aberta à visitação pública de 25 de outubro a 19 de novembro, no Espaço Multiuso em suas dependências, situado na rua Pedro de Ceballos, nº 1165, Rivera, das 09h30 às 12h15, nos dias úteis.
Por meio das obras que a integram, tanto pinturas como desenhos e aquarelas, o público das duas cidades irmãs poderá apreciar uma época da pintura brasileira relativamente pouco conhecida hoje, mas que foi fundamental para o desenvolvimento da arte no Brasil.
A exposição se organiza didaticamente em torno de três módulos: “O método acadêmico”, que mostra como o modo de ensinamento da pintura influenciava as características da arte naquela época; A figura humana”, elemento fundamental do academicismo em seu conjunto e, em particular, de sua primeira fase neoclássica; e “A paisagem”, gênero que foi a grande inovação temática de sua segunda fase eclética.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa