ter, 21 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

CPI do Manoela é arquivada

Aconteceu na Câmara de Vereadores, nessa terça-feira (19), o arquivamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que tinha o papel de apurar e investigar possíveis irregularidades no Loteamento Manoela por parte da cooperativa Inovar e agentes públicos.

O relatório final, apresentado pelo vereador Gilbert Gisler (PSB), opinou pelo arquivamento da CPI, justificando que o empreendimento foi construído com verba federal, a relação contratual entre entidade civil privada sem fins lucrativos e seus associados, a inexistência de qualquer indicio de envolvimento de agentes públicos em ato ilícito, a existência de Ação Civil Pública e Inquérito Policial apurando os mesmos fatos e objeto da CPI.

Quanto à suposta coação feita pelo vereador Felipe Torres (DEM) à uma testemunha para prestar depoimento, o relatório fala que o fato não é objeto da CPI, portando, o vereador Xepa opinou que seja instruído as peças necessárias e encaminhadas a Comissão de Ética da Câmara de Vereadores.

Os únicos parlamentares contrários ao relatório foram: Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) e Elso Alvienes (PSC). Já os vereadores: Gilbert Gisler (PSB), Leandro Ferreira (PT), Aquiles Pires (PT), Jovani Romarinho (Republicanos), Romário Paz (MDB), Maria Helena (PDT), Cleber Custódio (PDT) e Lídio Mendes Melado (PTB), foram favoráveis ao arquivamento do inquérito. O vereador Felipe Torres, na condição de presidente da CPI, não tem direito ao voto.

Por General Hamilton Mourão: Mourão fala sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia

  ✅ Hoje, na CRE, defendi a importância de fazermos avançar as tratativas sobre o Acordo entre o MERCOSUL e a UNIÃO EUROPEIA, com base no entendimento claro que podemos obter benefícios mútuos e isso é a chave do sucesso. ✅ Precisamos entender que a heterogeneidade é positiva pois leva-nos à complementaridade, ou seja, a pujança industrial da União Europeia

Câmara realiza julgamento do vereador Júlio Doze nesta quarta-feira

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento realizará na próxima quarta-feira, dia 22, o julgamento que decidirá o futuro político do vereador Júlio César Figueiredo Doze (Podemos), investigado em processo administrativo por cinco denúncias apresentadas ao Legislativo. A sessão está marcada para as 8h30 e deverá ser aberta ao público. Na semana passada encerrou-se o prazo para os vereadores