qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Morning Call: mercados abrem semana em queda após alta de preços ligados ao setor de energia

A semana abre de forma negativa para a maioria das ações asiáticas, para os futuros dos EUA, bem como para os principais e recém abertos mercados europeus, com a alta dos preços ligados a energia reforçando as preocupações sobre a inflação, o que parece estar freando ou desacelerando o crescimento chinês, onde a economia desacelerou no terceiro trimestre, devido a uma queda no setor imobiliário e a própria crise de energia.

Os índices futuros dos EUA caíram depois que o S&P 500 registrou sua melhor semana desde julho, após um belo início em sua temporada de balanços.

Os rendimentos dos títulos na Nova Zelândia e na Austrália deram um salto depois que a inflação da Nova Zelândia acelerou para o ritmo mais rápido em 10 anos. Os rendimentos dos títulos de três anos da Austrália subiram até 20 pontos-base, o maior aumento desde janeiro.

Os preços do petróleo vão subindo, indicando um possível oitavo ganho semanal, com o petróleo Brent subindo acima de US $ 85 o barril, o valor mais alto desde 2014.

Os investidores continuam a se preocupar com a inflação em meio à crescente escassez de energia que está causando mais cortes na produção e aumentando os rendimentos dos títulos. Ao mesmo tempo, a recuperação econômica permanece irregular, enquanto os bancos centrais estão se aproximando de reduzir os estímulos.

O presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey, disse que a autoridade monetária “terá que agir” para conter as forças inflacionárias e alertou que os custos de energia mais elevados significam que as pressões sobre os preços permanecerão.

Na China, o presidente do Banco Popular da China, Yi Gang, disse que as autoridades podem conter os riscos impostos à economia e ao sistema financeiro chinês mesmo após a crise da dívida do China Evergrande Group.

Por aqui, o presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), decidiu adiar a leitura do parecer. Inicialmente, a reunião estava marcada para esta terça-feira, 19, com votação no dia seguinte. Agora, a nova data será na quarta-feira, 20, e a votação, na próxima terça-feira, 26.

Um dos pontos que levaram ao adiamento, de acordo com a imprensa, é a decisão do relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), de indiciar Bolsonaro por homicídio qualificado.

O jornal Estado de São Paulo apurou que o presidente teria reclamado com Aziz dessa intenção de Renan. Interlocutores de Bolsonaro afirmaram que homicídio é algo que todas as pessoas entendem o que é e, se isso for adiante, Bolsonaro ficará marcado como assassino, o que seria muito difícil de ser revertido na opinião pública.

O senador Aziz, no entanto, negou enfaticamente ao Estadão a existência de qualquer conversa com Bolsonaro sobre o relatório. Aziz disse que essa informação “vem de uma fonte mentirosa” e reforçou que ele não conversa com o governo sobre assuntos de interesse do Planalto. O senador também esclareceu que a decisão pelo adiamento foi tomada em conjunto entre ele e o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Já o Auxílio Brasil, programa de transferência de renda que deve substituir o Bolsa Família em novembro, deve beneficiar perto de 17 milhões de pessoas e ficar, na média, em R$ 300 ao mês, reafirmou na noite deste domingo o ministro da Cidadania, João Roma.
Em entrevista à TV Brasil, ele disse que o governo terá “zelo fiscal” na implementação da medida. Os dois números são maiores do que o programa atual, que atende 14,6 milhões de pessoas, com pagamento mensal de R$ 190 na média.

Por fim, mais uma vez, os caminhoneiros estão ameaçando paralisar o País. A categoria se diz em “estado de greve” desde o último sábado e, durante o fim de semana, líderes de entidades do setor fizeram críticas ao presidente Jair Bolsonaro. Na segunda-feira, 18, as associações prometem entregar uma lista de reivindicações para o governo. Segundo as entidades, sinalizações positivas são necessárias para evitar paralisação nacional a partir de 1.º de novembro. O governo, porém, minimiza a mobilização.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo