sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

O que vem por aí?

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Nestes quase 20 meses de pandemia muito foi escrito sobre uma expressão que perdeu força pela repetição: o “novo normal”. Reina grande expectativa – como diriam os narradores de antigamente – sobre o comportamento resultante de tamanho sofrimento.
Todos os dias ouvem-se sobre ações beneficentes para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. São campanhas de arrecadação de cestas básicas, roupas, agasalhos e mantimentos para o enfrentamento da miséria resultante da extinção de milhares de empresas e empregos.
Ao mesmo tempo são constantes notícias de aglomerações de gente que ignora as regras básicas de convivência. No começo da semana a mídia divulga o trabalho das guardas municipais para coibir abusos. Festas, pagodes e ajuntamentos em calçadas e bares fazem refletir sobre a racionalidade da condição humana.
O avanço da vacinação levou à flexibilização de atividades. Já temos estádios de futebol com público, mudanças para eventos e a retomada do ensino. Pais aguardam ansiosos pelo retorno das escolas e a retomar a rotina. Há preocupação com as consequências da interrupção do convívio social dos filhos.
É difícil prever o futuro. Sonha-se com mudanças profundas de comportamento, além da adoção de hábitos de higiene mais intensos. Mas o ser humano é imprevisível.

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as

“Ser médico é ser instrumento de Deus”

Dr. Cezar Fernandes, cirurgião plástico, fala sobre sua trajetória, os desafios da profissão e o orgulho de ver seus filhos ingressando na medicina