qua, 15 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Professores vão à Câmara reivindicar transporte escolar rural

Órgãos são acionados à prestar apoio
Foto:Debora Castro/AP

Diretores de escolas estaduais rurais entregaram, na manhã desta segunda-feira (27), um pedido de providências à Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, ao Ministério Público Federal, à Secretaria Municipal de Educação, à 19ª Coordenadoria Regional da Educação, ao Conselho Municipal de Educação, à Promotoria de Justiça, ao Tribunal de Contas do Estado e à Defensoria Pública de Sant’Ana do Livramento.

O objeto do documento pede uma contratação pelo prazo de até 90 dias, na modalidade dispensa de licitação, a prestação de serviço de transporte escolar. O pedido compreende que o Estado e o Município são solidariamente responsáveis pelo acesso e permanência dos educandos na área rural na escola.

No ato da entrega do documento à Câmara de Vereadores, os professores alertaram que os estudantes da área rural precisam ter os mesmos direitos dos demais alunos que, desde o dia 04 de agosto, “podem gozar do feliz direito ao retorno presencial às suas escolas”. “Nós não podemos mais esperar pelo transporte escolar, os alunos não podem mais esperar”, disse a professora Paula Bougleux.

Procurado pelas diretoras, o vereador Aquiles Pires (PT), junto a outros colegas parlamentares vão procurar o Controle Interno do Executivo para ver uma possibilidade de alternativa. “Nós temos que resolver”, disse o petista”.

ENTENDA

O processo licitatório para definir a empresa responsável pelo transporte escolar das escolas da rede estadual está parado. Isso porque uma das empresas concorrentes judicializou o processo, alegando erros no edital. Sendo assim, o processo está sendo aberto novamente e enquanto isso, não há transporte aos alunos.

De acordo com o secretário adjunto de Educação, Antônio Zenoir, o Executivo trabalha para tornar o processo mais célere possível, mas que “infelizmente são questões legais que a gente tem que cumprir”, disse.

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