seg, 13 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

Morning Call: mercados estendem ganhos após fala de Powell e reação do China Evergrande Group

Os mercados globais seguem em franca recuperação, o que pode se observar tanto na abertura das bolsas europeias e no futuro dos índices nos EUA, com os investidores pesando os problemas da dívida do China Evergrande Group junta da perspectiva de uma redução no estímulo do Federal Reserve já a partir do mês de novembro.

As ações subiram de forma modesta na China e em Hong Kong, depois que o S&P 500 subiu pela primeira vez em cinco pregões. As ações da Evergrande chegaram a subir próximas dos 30%, antes de reduzir o avanço, sinalizando que as preocupações permanecem sobre os passivos de mais de US $ 300 bilhões da companhia, que precisou do socorro do Banco Central Chinês para garantir a liquidez.

O presidente Jerome Powell disse ontem que o Fed poderá iniciar a redução das compras de ativos em novembro e concluir o processo em meados de 2022. As autoridades também revelaram uma tendência crescente para aumentar as taxas de juros no próximo ano.

Por aqui, mesmo em meio à alta da inflação e ao aumento do risco fiscal, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve seu “plano de voo” e elevou nesta quarta-feira a Selic (a taxa básica de juros) em 1 ponto porcentual por unanimidade, de 5,25% para 6,25% ao ano. Este foi o quinto aumento consecutivo dos juros e o segundo em sequência nessa magnitude, após três altas iniciais de 0,75 ponto porcentual.

Com a decisão, a Selic está no maior nível em dois anos, superando o patamar de agosto de 2019 – antes da pandemia de covid-19.

Além do aumento desta quarta, o Copom adiantou que deve manter o atual ritmo de ajuste na próxima reunião, nos dias 26 e 27 de outubro, o que pode levar a um novo aumento da taxa de juros, para 7,25%. Mas o colegiado ressaltou que essa posição pode mudar, já que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar o cumprimento da meta de inflação e dependerão da evolução da atividade econômica, dos riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte da política monetária.

Na saúde, menos de uma semana após ter recomendado a suspensão da imunização contra a covid-19 em adolescentes sem comorbidade, o Ministério da Saúde recuou da decisão na noite desta quarta-feira, 22. A pasta afirmou que a restrição foi imposta de “forma cautelar” e que, após apuração de todos os riscos e benefícios, a medida está suspensa e a nova recomendação é para que esse público seja vacinado.

Na última quinta-feira, a pasta tinha alegado que um dos motivos para suspender a vacinação nessa faixa etária seria o caso de uma adolescente de 16 anos, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, que morreu uma semana após ser imunizada com a Pfizer.

No dia seguinte, porém, um diagnóstico assinado por 70 especialistas concluiu que a jovem era portadora de uma doença autoimune, grave e rara, conhecida como Púrpura Trombótica Trombocitopênica (PTT), e que não havia qualquer “relação causal” entre o óbito e a vacina. A análise recebeu o aval da Anvisa na segunda-feira, que classificou os dados como “consistentes e bem documentados”.

Por Augusto Nardes: “O país está indo para um colapso na infraestrutura.”

🇧🇷 “O país está indo para um colapso na infraestrutura.” Com essas palavras, o ministro Augusto Nardes alertou, em palestra, sobre o atraso do Brasil em projetos essenciais de mobilidade e desenvolvimento. 🚄 Enquanto nações como Japão, França e Espanha investem há décadas em trens de alta velocidade, seguimos presos em congestionamentos, sem um sistema ferroviário eficiente entre as principais

Por Senador Hamilton Mourão: Entrevista exclusiva na Jovem Pan!

  Nesta segunda-feira, às 21h, o Senador Mourão estará no programa Direto ao Ponto, com apresentação de José Maria Trindade. Um bate-papo de alto nível sobre política, Brasil e os rumos do nosso futuro. Acompanhe ao vivo pela Jovem Pan News! #JovemPan #DiretoAoPonto #JoséMariaTrindade #Entrevista #Política #Brasil #SenadoFederal #Liderança #GestãoPública #Liberdade #Democracia #CompromissoComOBrasil

Por Rodrigo Lorenzoni: ALRS prestará homenagem aos 130 anos do Correio do Povo por iniciativa de Rodrigo Lorenzoni

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizará, no dia 10 de dezembro de 2025, às 14 horas, no Salão Júlio de Castilhos, uma solenidade em homenagem aos 130 anos do Jornal Correio do Povo, um dos mais tradicionais veículos de comunicação do Estado. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Rodrigo, que propôs a homenagem como forma