qui, 8 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Endoscópio sem uso comprado há sete anos é inaugurado neste sábado na Santa Casa

Equipamento estava guardado em uma sala do hospital
Diretora da Santa Casa, Leda Marisa (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

Após anos de terceirização do serviço de endoscopia, a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento inaugura, neste sábado (18), às 8h30, o espaço destinado para a realização do exame na instituição. Comprado em 2014, o equipamento estava guardado em uma das salas fechadas do hospital.

O deputado Sanderson tem sido articulador em Brasília junto ao presidente Jair Bolsonaro (Foto: Cedida)

A inauguração do equipamento está entre as novidades apresentadas pela nova direção, comandada por Leda Marisa da Silva, que chegou em janeiro deste ano, após a prefeita Ana Tarouco (DEM) – atual interventora – assumir a Prefeitura. Para o momento de anúncio da sala, estará em Livramento o deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL), um dos maiores apoiadores do atual governo municipal, que vem fazendo articulações em Brasília e destinando verbas à cidade que chegam a quase R$ 6 milhões.
Segundo a Direção da Santa Casa, com o novo equipamento, além da utilização para os pacientes que estiverem internados no hospital, haverá a possibilidade da prestação de serviços de endoscopia ao município, que atualmente faz os exames na rede particular. Para isso, um amplo espaço dentro do hospital foi remodelado, com pintura e piso de porcelanato para abrigar a “miniclínica” de endoscopia, onde foram instalados também móveis novos e uma estrutura pensando na comodidade dos pacientes. “É um novo hospital que está nascendo de dentro para fora”, afirmou Leda Marisa.

Sala de espera do serviço de Endoscopia (Foto: Rodrigo Evaldt)

Para a prefeita Ana Tarouco, a inauguração do novo equipamento é o primeiro passo. “Desde a época de campanha viemos falando disso. Estamos trabalhando na linha de que o hospital precisa trabalhar com as próprias pernas e para isso é necessário que estruturemos os serviços que são necessários para que a Santa Casa possa trabalhar, como é a endoscopia”, explicou.
Ana contou que quando o governo assumiu a Santa Casa encontrou o equipamento sem uso. “Ele estava em uma das salas do hospital, lacrado e sem uso”, relatou. Segundo a Democrata, a ideia é que aos poucos, com a estruturação necessária, a instituição tenha um Centro de Imagem para poder fazer os diagnósticos.

Operación “Tordos” desarticuló “red” de contrabando de cigarros en Rivera

Entre los detenidos hay efectivos policiales En la jornada de este miércoles 7 de mayo del corriente año los integrantes de la Regional Norte de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) pusieron en marcha la denominada operación “Tordos”, la cual luego de un intenso trabajo de inteligencia policial, tenía como objetivo la desarticulación de una “red” de

Lorenzoni propõe que comissão pela recuperação do RS reivindique também tributação diferenciada para MPEs atingidas

Nesta quarta-feira (07/10), o deputado Rodrigo Lorenzoni participou de audiência pública na Câmara Federal, em Brasília, sobre a situação dos municípios gaúchos um ano após as enchentes de 2023/2024. A audiência, requerida pela Comissão Externa sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, teve as participações do Secretário Federal da Reconstrução no RS, Maneco Hassen, do Secretário Executivo