ter, 21 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Educação, por favor!

Gilberto Jasper
Jornalista /[email protected]

Muita gente torce o nariz para política. Filho de vereador do Vale do Taquari tive o privilégio de conviver com lideranças históricas como Pedro Simon e Paulo Brossard de Souza Pinto. Eles vinham a nossa casa para tratar de estratégias eleitorais em uma época de bipartidarismo da Arena e MDB.
Aprendi que a política é arte do impossível, princípio reforçado com o retorno das eleições diretas, fruto de ampla mobilização de todos os partidos de oposição. De lá para cá, porém, desaprendemos a fazer do diálogo instrumento de melhorias.
A Expointer polarizou as atenções nos últimos dias. Não recordo de uma feira que tivesse recebido a visita do Presidente da República e do vice na mesma edição. Se isto foi motivo de orgulho o mesmo não se pode dizer de dois episódios lamentáveis.
Na passagem pelo espaço da agricultura familiar o Presidente Bolsonaro cometeu uma grosseria agravada pela presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tendo como motivo um salamito. Já o governador Eduardo Leite, que busca a indicação na disputa ao Palácio do Planalto, não recebeu Bolsonaro e Mourão. Um gesto deselegante. Afinal, o governador representa todos os gaúchos e não apenas seus eleitores e correligionários.
Diante do baixo nível da política os fatos da Expointer soam pueris, mas dão a dimensão do desvirtuamento desta atividade. Ao invés de ser solucionar problemas graves do país assistimos a baixarias que só aumentam a ojeriza diante da política que deveria atrair as pessoas de bem.

Por General Hamilton Mourão: Redução da maioridade penal

  ✅ A morte do jovem Isaac Augusto Vilhena, ocorrida aqui em Brasília no dia 20 de outubro de 2025, não pode ficar impune! ✅ Hoje, na Comissão de Segurança Pública, destaquei que já passou da hora de repensarmos a questão da maioridade penal com base na natureza dos crimes cometidos. ✅ O bárbaro assassinato perpetrado pelo marginal “menor de

“O sexo na Casa do Povo tá liberado”: vereador faz insinuações em live nas suas redes sociais

O vereador Júlio César Figueiredo Doze (Podemos) voltou a chamar atenção nas redes sociais após realizar uma transmissão ao vivo em que fez diversas declarações polêmicas e acusações envolvendo o ambiente político de Sant’Ana do Livramento. Em um dos momentos mais comentados, Doze ironizou críticas sobre sua própria conduta, ao afirmar: “Tem alguma servidora minha grávida de mim? Não. Mas

Por General Hamilton Mourão: Mourão fala sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia

  ✅ Hoje, na CRE, defendi a importância de fazermos avançar as tratativas sobre o Acordo entre o MERCOSUL e a UNIÃO EUROPEIA, com base no entendimento claro que podemos obter benefícios mútuos e isso é a chave do sucesso. ✅ Precisamos entender que a heterogeneidade é positiva pois leva-nos à complementaridade, ou seja, a pujança industrial da União Europeia