qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Educação, por favor!

Gilberto Jasper
Jornalista /[email protected]

Muita gente torce o nariz para política. Filho de vereador do Vale do Taquari tive o privilégio de conviver com lideranças históricas como Pedro Simon e Paulo Brossard de Souza Pinto. Eles vinham a nossa casa para tratar de estratégias eleitorais em uma época de bipartidarismo da Arena e MDB.
Aprendi que a política é arte do impossível, princípio reforçado com o retorno das eleições diretas, fruto de ampla mobilização de todos os partidos de oposição. De lá para cá, porém, desaprendemos a fazer do diálogo instrumento de melhorias.
A Expointer polarizou as atenções nos últimos dias. Não recordo de uma feira que tivesse recebido a visita do Presidente da República e do vice na mesma edição. Se isto foi motivo de orgulho o mesmo não se pode dizer de dois episódios lamentáveis.
Na passagem pelo espaço da agricultura familiar o Presidente Bolsonaro cometeu uma grosseria agravada pela presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tendo como motivo um salamito. Já o governador Eduardo Leite, que busca a indicação na disputa ao Palácio do Planalto, não recebeu Bolsonaro e Mourão. Um gesto deselegante. Afinal, o governador representa todos os gaúchos e não apenas seus eleitores e correligionários.
Diante do baixo nível da política os fatos da Expointer soam pueris, mas dão a dimensão do desvirtuamento desta atividade. Ao invés de ser solucionar problemas graves do país assistimos a baixarias que só aumentam a ojeriza diante da política que deveria atrair as pessoas de bem.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos