sex, 21 de março de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.03.25

Serviço de hemodiálise pode não ser renovado em Livramento

Com o fim do contrato com a Cardio Nefroclínica tratamento será realizado em outros municípios

Em um comunicado, a Cardio Nefroclínica informou à comunidade santanense que o contrato para tratamento de diálise de pacientes do SUS, encerra este mês e que não há possibilidade de renovação nos termos vigentes.

De acordo com a nota, os valores repassados por parte do SUS não são reajustados há mais de cinco anos, não mais tendo a Clínica como arcar com o custo para realizar as sessões de diálise.
Confira abaixo a nota divulgada e assinada pela direção da Cardio Nefroclínica:

“É com enorme preocupação e tristeza que tornamos pública a dificuldade que enfrentamos, também vivenciada pelos demais serviços de diálise do País, resultado do subfinanciamento do SUS.

A interrupção do tratamento de diálise para pacientes SUS, portadores de doença renal crônica, realizado por nossa instituição há mais de 40 anos, é iminente. O contrato que mantemos com o município se extingue no final do corrente mês (setembro / 2021) e se tornou impossível renová-lo nos atuais moldes.
Já não temos mais como arcar com o prejuízo gerado em função da falta de reajuste há cinco anos, por parte do SUS, agora agravado pelo custo resultante das adequações necessárias para atender os pacientes com Coronavírus.
O valor recebido por sessão de diálise (194,20 reais) não cobre o custo para realizá-la (359,87 reais).
A complicada situação que vivemos não é novidade para o poder público municipal, visto que estamos em diálogo desde a administração anterior.

Permanecemos aguardando, com preocupação, o posicionamento do executivo municipal, que estuda a forma de manter o serviço em nossa cidade. Na expectativa sobre o futuro de nossos pacientes e colaboradores, nos colocamos publicamente à disposição dos gestores municipais e da comunidade em geral para encontrarmos a solução mais segura e adequada para todos”.

Contraponto

Em nota, a Prefeitura informou que a clínica não manifestou interesse na manutenção dos serviços, sendo que a partir do dia 29 de setembro os pacientes serão encaminhados para outras localidades, a fim de não interromperem o tratamento.

Procurado, o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Vargas, informou que irá se manifestar após o término do contrato com a clínica, sendo que no momento a prioridade é comunicar pessoalmente os pacientes atendidos e posteriormente ir em busca de soluções definitivas sobre este assunto.

Fontes ligadas ao executivo municipal, explicaram ao Jornal A Plateia, que o serviço de dialise é referenciado pelo governo do estado, por isso, a secretaria definirá onde será a próxima referência de diálise de Sant’Ana do Livramento no estado.

Webinário promovido pelo TCE-RS detalha diretrizes para a atuação das ouvidorias

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu o webinário “A Ouvidoria como Ferramenta de Participação”, na tarde desta quinta-feira (20). A atividade faz parte do “Ouvidoria Day”, uma série de eventos simultâneos realizados pelos Tribunais de Contas, com o apoio do Instituto Rui Barbosa e da Atricon, para incentivar a participação da sociedade no controle da administração pública. O

En “boca” de droga encuentran a una menor de 15 años y dos personas fueron detenidas en Rivera

En la jornada de este viernes 21 de marzo tras un trabajo de inteligencia policial en conjunto realizado por parte de la Sección Trata y Tráfico de Personas de la Direccion de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera y la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, se llevó a cabo un allanamiento en una