sáb, 25 de outubro de 2025

Morning Call: futuros em NY operam em alta antes da fala de Powell em Jackson Hole

As ações asiáticas encerraram a sexta-feira de forma mista, enquanto os futuros dos EUA operam em alta, antes de um importante encontro do Federal Reserve, que pode oferecer pistas sobre o cronograma para diminuição dos estímulos. Na Europa os mercados recém abertos operam majoritariamente em queda.

Apesar da queda em alguns importantes centros, o indicador da Ásia-Pacífico da MSCI registrou ganho, com as ações subindo na China, onde o banco central sinalizou com medidas direcionadas para oferecer um maior suporte à economia.

Os assessores do presidente Joe Biden estão considerando apoiar Powell para um segundo mandato, uma medida que pode aumentar as expectativas de continuidade na atual política monetária acomodatícia.

A recuperação da pandemia e a inflação elevada estão apoiando os apelos para a normalização da política monetária. Mas a recente disseminação da variante delta complicou a reabertura econômica. Os mercados estão esperando para ver como Powell equilibra esses fatores concorrentes em seus comentários.

Entre as commodities, o petróleo West Texas Intermediate está em sua melhor semana desde outubro. O ouro ultrapassou US $ 1.800 a onça. O Bitcoin estava sendo negociado em torno de US $ 47.000.

Por aqui, segundo coluna da jornalista Vera Rosa (Estadão) o presidente Jair Bolsonaro tem sido cada vez mais pressionado pelo Centrão a antecipar ao menos uma parte da reforma ministerial prevista para abril de 2022, quando os candidatos de sua equipe terão de deixar os cargos para disputar as eleições, como manda a lei. Até mesmo ministros mais pragmáticos, como o titular da Casa Civil, Ciro Nogueira, já viram que não é possível “tutelar” Bolsonaro, mas pedem carta branca para “fazer política”, como costumam dizer, e segurar as pontas do governo até o ano que vem.

Com o enfraquecimento do ministro da Economia, Paulo Guedes, e o Palácio do Planalto cercado por uma “tempestade perfeita” – composta por conflitos institucionais, inflação e juros em alta, aumento do preço dos alimentos, do gás de cozinha, da conta de luz, desemprego e pressão pelo impeachment – , o Centrão vê nova janela de oportunidade para dobrar a aposta nas negociações com o governo: partidos do bloco exigem mais cadeiras no primeiro escalão para contemplar novamente a Câmara dos Deputados, o Senado e alguns setores que lhe são fiéis, como o dos evangélicos e o dos ruralistas.

Ao enfileirar argumentos de que Guedes não tem visão política para manter tantas funções sob sua batuta perto de um ano eleitoral, o Centrão quer a sua cabeça e também a do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, numa quadra em que se agrava a crise hídrica e há risco de apagão no País. A cobrança não é de hoje, mas foi reforçada nos últimos dias.

Jovens do Partiu Futuro Reconstrução chegam em Valência para segunda parte da missão internacional

Os cinco jovens gaúchos do programa Partiu Futuro Reconstrução chegaram nesta sexta-feira (24) a Valência, na Espanha, para dar continuidade à missão internacional de aprendizado e troca de experiências. Após quatro dias de intensa agenda em Barcelona, o grupo segue ampliando conexões e acumulando vivências que fortalecerão ações de transformação nos territórios atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

TCE-RS aponta irregularidades em transporte escolar no município de Fontoura Xavier

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), em análise ao relatório do Serviço Regional de Auditoria de Passo Fundo (SRPF), concedeu tutela de urgência apontando irregularidades no sistema de transporte escolar do Executivo Municipal de Fontoura Xavier. A decisão destaca falhas graves e atuais que comprometem a segurança dos alunos e a regularidade da execução contratual, além de indicar sérios