seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Número de catadores de recicláveis aumenta em Livramento

Embora estejam em um momento de restruturação, a Associação faz boa avaliação das atividades
Foto:Matias Moura/AP

Após passar por um momento difícil no início da pandemia, a Associação de Catadores Novo Horizonte comemora o aumento no número de associados, ou seja, catadores para realizarem a coleta nas ruas de Sant’Ana do Livramento.

Segundo a catadora Sara Soares o trabalho está cada vez se desenvolvendo mais. “Nós estava bem dizer, parados, agora com a ajuda do pessoas nós estamos tentando levar para frente e se Deus quiser continuaremos indo para frente”, disse.

A vice coordenadora da Associação de Catadores Amigos da Natureza em Uruguaiana e que também faz parte da Coordenação Estadual e Nacional de Catadores, Maria Tugira disse que o objetivo do movimento é o trabalho coletivo e a organização das associações e cooperativas de catadores e que existe o Comitê Regional, o qual a Associação Novo Horizonte faz parte e por isso está trabalhando junto aos santanense. Tugira finalizou dizendo, “precisamos do apoio da comunidade na separação dos seus resíduos”.

Maria e Sara relataram que ainda não tem o apoio do poder público e que este é de fundamental importância para o seguimento das atividades. Segundo elas, a Associação já procurou a Prefeitura para pedir apoio, entretanto, sem sucesso.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem