dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Número de catadores de recicláveis aumenta em Livramento

Embora estejam em um momento de restruturação, a Associação faz boa avaliação das atividades
Foto:Matias Moura/AP

Após passar por um momento difícil no início da pandemia, a Associação de Catadores Novo Horizonte comemora o aumento no número de associados, ou seja, catadores para realizarem a coleta nas ruas de Sant’Ana do Livramento.

Segundo a catadora Sara Soares o trabalho está cada vez se desenvolvendo mais. “Nós estava bem dizer, parados, agora com a ajuda do pessoas nós estamos tentando levar para frente e se Deus quiser continuaremos indo para frente”, disse.

A vice coordenadora da Associação de Catadores Amigos da Natureza em Uruguaiana e que também faz parte da Coordenação Estadual e Nacional de Catadores, Maria Tugira disse que o objetivo do movimento é o trabalho coletivo e a organização das associações e cooperativas de catadores e que existe o Comitê Regional, o qual a Associação Novo Horizonte faz parte e por isso está trabalhando junto aos santanense. Tugira finalizou dizendo, “precisamos do apoio da comunidade na separação dos seus resíduos”.

Maria e Sara relataram que ainda não tem o apoio do poder público e que este é de fundamental importância para o seguimento das atividades. Segundo elas, a Associação já procurou a Prefeitura para pedir apoio, entretanto, sem sucesso.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia