seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Diploma de Colaborador Emérito do Exército é entregue em Exposição Cultural “Brasil-Uruguai”

Sant’Ana do Livramento (RS) – Na manhã do dia 26 de agosto, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) realizou uma Exposição Cultural alusiva à Semana do Soldado, fruto da parceria firmada entre a subunidade e o Museu Sin Fronteras Binacional da cidade vizinha, Rivera (UY).

Seguindo todas as recomendações de higienização, uso de máscaras e distanciamento em prevenção à disseminação da COVID-19, a atividade contou com a participação da Senhora Ana Lélia Benincá Beltrame, Consulesa Geral do Brasil em Rivera, além de outras autoridades do Brasil e do Uruguai.

Na oportunidade, o Comandante da Bateria, Capitão Alan Carlos Alexandre Pereira, realizou a entrega do Diploma e do Distintivo de Colaborador Emérito do Exército ao Senhor Antonio Maria Boero Nunez, proprietário do Museu Sin Fronteras Binacional, pelos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro e à 2ª Bia AAAe.

Durante o evento, os convidados puderam apreciar o acervo histórico-cultural disponibilizado, que estava composto por sabres, armamentos e outros materiais utilizados ao longo da história do País e do Exército Brasileiro.

A Exposição marcou o retorno das atividades culturais no Espaço Cultural da organização militar, a fim resgatar os feitos de nossos antepassados, contribuir para a preservação da história de nossa Instituição, destacar a história militar da região e, também, proporcionar conhecimento à escolares e demais visitantes, atendendo a todos os protocolos sanitários exigidos pela pandemia. Ao fazerem uso da palavra, o Comandante da Bateria e o Proprietário do Museu Sin Fronteras Binacional agradeceram a presença de todos e destacaram a importância da parceria para ambos os países.

 

 

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem