sáb, 18 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Com novo laudo, funcionalismo deve ter insalubridade menor

Sindicato deve recorrer na Justiça
Felipe Vaz

A Prefeita Municipal de Sant’Ana do Livramento Ana Tarouco (DEM) publicou, no último dia 23 de agosto, o decreto que homologou a classificação das atividades insalubres e perigosas nos diferentes setores de trabalho, com base no PPAR e LTCA, assinado por um técnico de segurança do trabalho e um médico do trabalho.
Imediatamente, após a publicação, vários funcionários públicos se manifestaram questionando o laudo em que o decreto foi baseado e cobrando que a porcentagem de insalubridade havia diminuído equivocadamente.

José Silva

“Não existe insalubridade de 10% na Prefeitura de Livramento, o mínimo era 20%. Nós estamos solicitando a cópia dos laudos para a gente entrar na Justiça”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, José Carlos Silva.
Em contrapartida, o procurador-geral do Município, Felipe Vaz, declarou: “O laudo foi feito por um profissional técnico habilitado que fez toda a análise in loco. Cada atividade dentro da sua exposição, foi analisada assim”.
Quanto à judicialização do processo, Felipe disse: “O que me aborrece muito é esta postura de

não nos procurar, não ter diálogo, a Procuradoria está sempre de portas abertas inclusive”.
O Procurador chegou a relatar que não foi procurado por nenhum servidor para reclamação quanto ao decreto e se demonstrou surpreso quanto à judicialização.

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta Porto Alegre, 17 de Outubro de 2025 — A valorização e o papel crucial dos profissionais que movem o setor de viagens e hospitalidade foram o centro das discussões no programa Destinos RS desta sexta-feira (17). O projeto “Valorizar para Transformar: Profissionais de Turismo em Ação” foi o tema

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as