qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Morning Call: mercados globais ensaiam recuperação após “liquidação” da semana passada

 

A semana começa de forma otimista, com as ações na Europa em alta, a exemplo dos futuros em Wall Street e dos já encerrados mercados asiáticos, com os investidores tirando proveito da “liquidação” da semana passada, ainda mantendo um olhar atento sobre os riscos da variante delta e da repressão regulatória da China.

O índice Stoxx 600 Europe se encaminha para seu maior salto em um mês, com as varejistas liderando o avanço. O índice de ações da Ásia-Pacífico da MSCI registrou uma de suas maiores altas diárias neste mês de agosto, com as ações chinesas de tecnologia ensaiando uma recuperação.

Os investidores também estão olhando para o simpósio de Jackson Hole na quinta-feira, que pode oferecer insights sobre como e quando o Federal Reserve planeja reduzir as compras de títulos.

Parte da fraqueza recente das commodities diminuiu, com o petróleo ultrapassando os US $ 63 o barril. Moedas vinculadas a commodities, como o dólar australiano, se fortaleceram. O Bitcoin retomou $ 50.000 pela primeira vez desde meados de maio.

No entanto, a China continua a perseguir uma forte repressão regulatória sob ordens do presidente Xi Jinping, cuja retórica este ano sinaliza um compromisso de fechar a enorme lacuna de riqueza do país. Em paralelo, os investidores examinarão os dados de manufatura dos EUA e da Europa nesta segunda-feira, depois que a variante delta e a perspectiva de redução do estímulo do Fed semearam dúvidas sobre a recuperação econômica global.

Por aqui, dez partidos de centro e de esquerda se manifestaram neste domingo, dia 22, contra o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, alvo de uma inédita tentativa de destituição por parte do presidente Jair Bolsonaro. Em duas notas separadas, os presidentes nacionais de DEM, MDB e PSDB, de um lado, e PT, PDT, PSB, Cidadania, PV, Rede Sustentabilidade e PCdoB, de outro, saíram em defesa do ministro e cobraram respeito à independência dos poderes.

A manifestação dos dez partidos, todos com representantes no Congresso Nacional, reforça a tese de que o processo terá dificuldade de prosperar, como preveem lideranças parlamentares. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já disse que não antevê fundamentos na denúncia. Somadas, as bancadas reúnem 43 senadores, dos 81 senadores da República.

Em São Paulo, policiais militares iniciaram movimentos para engrossar a manifestação de 7 de Setembro em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. O coronel da reserva da PM de São Paulo Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo convocou milhares de policiais para a mobilização bolsonarista. Ele é o atual diretor-presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), um dos maiores pontos de distribuição de alimentos do País. A PM informou que o conteúdo publicado será analisado por sua corregedoria.

Vestido com a camisa preta das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), a unidade de elite da PM paulista que o próprio Mello Araújo comandou, o coronel instou “veteranos” da PM a se engajarem nos atos agendados para o feriado da Independência. Ele sugeriu que os policiais se concentrem em frente à sede do 1º Batalhão de Polícia de Choque, no centro da capital paulista, o mais tradicional de todos.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.