ter, 25 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Câmara aprova proibição de tatuagens e piercing em cães e gatos

Pena prevista para descumprimento é de detenção e multa
Cleia Viana/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto que proíbe a realização de tatuagens em animais com fins estéticos, de autoria do deputado Fred Costa (Patriota). O texto aprovado é o substitutivo do relator, que deixa explicita a proibição além de tatuagens, piercings nos animais para fins estéticos. Segundo a proposta, a multa para quem descumprir a lei, caso seja aprovada no Senado Federal e sancionada, será de três meses a um ano de detenção e multa.

O objetivo da proposição é evitar qualquer questionamento sobre a legalidade de procedimentos utilizados na identificação, rastreabilidade e certificação de animais de produção do agronegócio. O relator da matéria foi o deputado Paulo Bengtson (PTB). Agora, o texto segue para discussão entre os senadores.

Nota à imprensa – parecer da AGU sobre atuação da primeira-dama

  A recente elaboração de um parecer pela Advocacia-Geral da União (AGU) para definir os limites da atuação da primeira-dama, Janja da Silva, confirma as preocupações que temos levantado sobre sua participação em eventos oficiais. Este parecer, solicitado pelo Palácio do Planalto, surge em resposta às críticas sobre as viagens internacionais de Janja, que têm gerado desgaste político para o

3 milhões de gaúchos não sabem que estão endividados, alerta Serasa

• 57 milhões de consumidores brasileiros, sendo 3 milhões do Rio Grande do Sul nunca consultaram o CPF ou CNPJ na Serasa, e podem quitar seus débitos com descontos até a meia-noite do dia 31. • Entre os consumidores que desconhecem a existência de dívidas em seu nome, 19 milhões deles estão negativados. No RS esse número ultrapassa 1 milhão.