qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Reabertura do Uruguai beneficiará turismo em Livramento

O anúncio do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, sobre a reabertura das fronteiras do país para estrangeiros completamente vacinados contra a Covid-19 deverá beneficiar o turismo em Sant’Ana do Livramento.
Segundo Lacalle Pou, os brasileiros não residentes, que estavam impossibilitados de viajar para o país vizinho, poderão embarcar para o Uruguai, inicialmente, apenas se tiverem propriedades na região, já em setembro. Em seguida, a partir de 1º de novembro, todos os estrangeiros com o esquema vacinal completo poderão entrar no país. O anúncio do presidente uruguaio já está tendo impacto positivo na rede hoteleira e meios de hospedagem de Livramento, onde muitos brasileiros que estavam impedidos de ingressar no país vizinho por restrições da doença.
Conforme o CEO Parque Termal Amsterland, João Gabriel Hillal, houve uma reunião da área comercial. “E após o anúncio, nós estamos tendo muita procura de turismo que irão para o Uruguai e aqueles que vão vir para Rivera. Porque tem muita gente que acha que Rivera ainda estava fechada. Nós estamos tendo muita procura para os próximos meses, outubro, novembro e dezembro. Também para a Semana da Primavera com uruguaios que virão para cá. A procura está excelente”, disse.
Conforme o empresário, o turismo que sofreu muito com a pandemia está se recuperando e chegando ao patamar de normalidade. “Creio que nos próximos meses nós vamos estar alcançando os números de antes da pandemia. Isso é muito bom. Porque realmente as pessoas querem sair para viajar, desfrutar e fazer um pouco de lazer por conta desse período de quase um ano e meio que as pessoas ficaram em casa”.
Sobre a operação do Amsterland, o empresário destaca que nos próximos meses o complexo termal, que hoje está trabalhando de quinta a domingo, abrirá mais dias com muitas novidades. “A partir do dia 5 de setembro, nós estamos planejando abrir de terça a domingo conforme for aumentando o público. Toda a semana nós estamos registrando um crescimento de 10% a 12% na procura, muitos turistas da nossa região: Uruguaiana, Bagé, São Gabriel. Cidades essas que mais visitam o Amsterland assim como Livramento e Rivera”.

Obras em andamento 

O empresário João Gabriel destaca que outra novidade é que as obras do Condomínio Nova Holanda iniciaram no mês de junho, após o recebimento do alvará de obras fornecido pela Prefeitura e seguem em ritmo lento. “Assim que recebemos os alvarás iniciamos as duas obras. Primeiro do shopping e agora, a partir de setembro, iniciamos o condomínio Nova Holanda. As obras seguem. E mesmo no período da pandemia que o Amsterland esteve fechado elas continuaram com uma equipe de 10 funcionários sempre mantendo toda a sua estrutura. Para nós, a pandemia já é passado. Porque estamos muito felizes pela aceitação do público que tem ido ao parque”, afirmou Hillal.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos