qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Passeio turístico de trem em Livramento pode começar neste ano

O trajeto de 23 km da Estação Férrea do município até a vila de Palomas já está recuperado

Após quase 20 anos de muitas idas e vindas, o projeto do Trem Turístico de Sant’Ana do Livramento está muito perto de se concretizar. Segundo informações exclusivas obtidas pelo Jornal A Plateia, um grupo turístico privado de grande expertise na área de passeios de trem na Serra Gaúcha será o responsável para implementação do modelo de negócio na Fronteira Oeste, onde o trajeto será feito da Estação Férrea do município até a Vila de Palomas com várias atrações, entre elas, visitação à vinícolas e empreendimentos rurais. Para isso, os 23 km de trilhos já estão passando por revisão e troca de madeiramento.
Conforme o representante do Movimento de Preservação Ferroviária de Sant’Ana do Livramento, Sergio Moreira, que mantém contato permanente com a empresa, o projeto poderá sair do papel ainda este ano. Moreira, que é conhecido pela sua luta de quase duas décadas para implantação do passeio no município, destaca que será a realização de um sonho ver o trem partindo da estação. Nós iniciamos esse caminho em 31 de janeiro de 2004 ainda na festa da melancia. “De lá para cá são quase 20 anos, primeiro para conseguir a máquina, depois os vagões, recuperação do trecho de Cacequi a Livramento que são 138 km. Foram feitos muitos contatos para reativar o trecho com muitas idas em Brasília. A recuperação de nove pontes para que o trem pudesse chegar aqui. A nossa ideia inicial era um trem de carga mas, infelizmente, não conseguimos. Então, começamos a tratar sobre o trem turístico onde visitamos muitas empresas inclusive no Paraná e depois chegamos em Bento Gonçalves, onde neste processo todo o empresário Eurico Benedetti foi fundamental. Ele é uma pessoa muito importante para Livramento, não só por este projeto do trem turístico, mas também por ser um dos responsáveis pela instalação da Vinícola Almadén aqui. Devemos muito a ele”, comenta.
Moreira destaca ainda que existem alguns ajustes para serem feitos por parte da empresa responsável pela implantação do projeto com a manutenção da Estação da Vila de Palomas entre outros pontos. “Não tenho dúvida que depois da implantação do “Trem do Pampa”, como nós o batizamos anos atrás, irá promover um grande desenvolvimento no turismo em nossa região. O meu sonho agora é a ligação da Ferradura do Vinhedos, com o passeio de trem. E esses dois projetos devem muito a nossa Unipampa que sempre colaborou com informações técnicas e conhecimento científico”.
O Jornal A Plateia entrou em contato com a Secretária de Educação Cultura e Turismo, Sandra Pontes, que confirmou a vinda do trem para Livramento. “Ainda estamos em negociações, sim, mas ainda não estamos liberados para dar essas informações, que virá é certo, já alinhavamos com o pessoal de lá, mas datas ainda não temos”, disse.

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco

Fávaro anuncia pacote de alívio ao agro gaúcho após articulação do deputado Zucco O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou nesta terça-feira (29), em reunião com a bancada gaúcha, um pacote de medidas emergenciais para enfrentar a grave crise vivida pelos produtores rurais do Rio Grande do Sul, afetados por sucessivas estiagens e pela tragédia climática do último ano. O

Deputada Adriana Lara e Presidente do legislativo Felipe Torres conseguem anular momentaneamente leilão do 14 de Julho

    Porto Alegre, abril de 2025 – A deputada estadual Adriana Lara recebeu nesta terça-feira (29) uma comitiva de Santana do Livramento preocupada com o futuro do Estádio João Martins, do tradicional Esporte Clube 14 de Julho. O local, que faz parte da história esportiva e cultural da cidade, corre o risco de ser leiloado nos próximos dias.