seg, 13 de outubro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.10.25

PGE se posiciona a favor de manter pensões a ex-governadores e viúvas no RS

Decisão ocorre diante de aprovação de lei na Assembleia que revogou a legislação que concedia o benefício

A Procuradoria-Geral do Estado emitiu, nesta quinta-feira, um parecer favorável a que seja mantido o pagamento de pensões vitalícias a nove ex-governadores e quatro viúvas de ex-governadores do Rio Grande do Sul.

A explicação apresentada no documento é de que a lei aprovada não se refere aos já beneficiados, mas sim aos futuros governadores. Para a PGE, o projeto não pode determinar suspensão dos pagamentos porque, na prática, a proposta apenas revoga a regra anterior. Assim, apenas os governadores que exercerem o cargo após o dia da sanção – 14 de agosto de 2021 – é que não terão mais o direito.

O empecilho jurídico já era previsto. O parecer é assinado pelo Procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha Costa, e mais sete procuradores.

A posição da PGE, no entanto, deve acarretar em judicialização. A Frente Parlamentar de Combate aos Privilégios da Assembleia Legislativa já havia informado, na quarta-feira, a intenção de recorrer a meios jurídicos em caso de manutenção do benefício. Como justificativa, os deputados insistem que a manutenção dos pagamentos é inconstitucional.

Atualmente, nove ex-governadores recebem o benefício: Jair Soares, Pedro Simon, Alceu Collares, Antonio Britto, Olívio Dutra, Germano Rigotto, Yeda Crusius, Tarso Genro e José Ivo Sartori, além de quatro viúvas. Cada um recebe mensalmente mais de R$ 32 mil.

Rodrigo Soltton encanta no Clube Caixeral no dia 28 de novembro.

Clube Caixeral, 28 de novembro, convidamos o publico para o Clube Caixeral, para prestigiar o show de Rodrigo Soltton, cantor, pianista e showman que vem consolidando seu nome no cenário artístico regional. Confira o pronunciamento de Rodrigo Soltton no video abaixo:

Por Augusto Nardes: “O país está indo para um colapso na infraestrutura.”

🇧🇷 “O país está indo para um colapso na infraestrutura.” Com essas palavras, o ministro Augusto Nardes alertou, em palestra, sobre o atraso do Brasil em projetos essenciais de mobilidade e desenvolvimento. 🚄 Enquanto nações como Japão, França e Espanha investem há décadas em trens de alta velocidade, seguimos presos em congestionamentos, sem um sistema ferroviário eficiente entre as principais

Por Senador Hamilton Mourão: Entrevista exclusiva na Jovem Pan!

  Nesta segunda-feira, às 21h, o Senador Mourão estará no programa Direto ao Ponto, com apresentação de José Maria Trindade. Um bate-papo de alto nível sobre política, Brasil e os rumos do nosso futuro. Acompanhe ao vivo pela Jovem Pan News! #JovemPan #DiretoAoPonto #JoséMariaTrindade #Entrevista #Política #Brasil #SenadoFederal #Liderança #GestãoPública #Liberdade #Democracia #CompromissoComOBrasil