sex, 2 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Ministério da Defesa cancela desfile de 7 de setembro; ordem partiu de Bolsonaro

A atividade contou com a presença maciça de militares da Reserva Participativa

Ministério da Defesa informou, nesta terça-feira, que a apresentação do tradicional desfile cívico de 7 de setembro, Dia da Independência, está cancelada, pelo segundo ano consecutivo, em decorrência da pandemia de Covid-19. O ministro da Defesa, Braga Netto afirmou que a ordem partiu do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro da Defesa falou sobre o assunto. “Com relação à 7 de setembro, eu até pedi para passar a orientação, uma nota que eu passei para os comandantes (das Forças Armadas). A determinação, inclusive, foi do próprio presidente da República”, afirmou Braga Netto.

Na data, em Brasília, as Forças Armadas realizarão a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional. As comemorações alusivas ao 199ª Aniversário da Proclamação da Independência do Brasil ocorrerão no Palácio do Alvorada, com restrição de público, a exemplo do que aconteceu em 2020.

Nota à Imprensa – queda do ministro Carlos Lupi

  A saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é a confirmação de que sua permanência no cargo se tornou insustentável diante da gravidade do escândalo envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Sua omissão, somada às inúmeras irregularidades identificadas, torna justa – embora tardia – a sua exoneração. No entanto, é preciso deixar claro que esta é apenas a