dom, 19 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Game oficial do PSG criado por santanense é sucesso em mais de 130 países

Após chegada de Messi no Paris Saint Germain, uma atualização do game está sendo desenvolvida para 2022

O santanense, desenvolvedor de jogos digitais, Guilherme Pinto Gonçalves, está atualizando uma versão do jogo oficial do PSG com a inclusão de um dos maiores jogadores de futebol, Lionel Messi.
A empresa da qual Guilherme é cofundador, Hermit Crab Game Studio, foi criada por dois gaúchos e desenvolve jogos digitais na área esportiva. Atualmente, além do jogo oficial do Paris Saint-Germain, Guilherme também é desenvolvedor de games digitais para o Arsenal, Manchester City e Benfica. A chegada de Messi trouxe um impacto positivo, levando os fundadores a uma atualização na versão 2022 do game, com os novos jogadores e uma série de atualizações.
O primeiro projeto de Guilherme foi a criação de game para o astro Leandrinho Barbosa, jogador do Golden State Warriors e da Seleção Brasileira de Basquete.


AP: Qual a categoria do jogo, como as pessoas podem baixar?
G: É um game casual com temática de esporte, para dispositivos mobile, disponível para Android e iOS. Está disponível em versão Free-to-Play (gratuito), diretamente nas principais lojas.
AP: Como surgiu a ideia da criação do game para o PSG?
Desde 2016, nosso estúdio está concentrado no mercado como desenvolvedor de games de esporte para o mercado mobile. Focamos em uma maneira de trazer grandes marcas do esporte mundial para todos os públicos, de uma maneira que qualquer pessoa tenha o acesso aos conteúdos oficiais destes clubes.
AP: O jogo pode ser considerado oficial do PSG e como ele chegou até o clube?
G: Sim. Nossos games são oficiais para todos os clubes que trabalhamos. Isso nos dá direito a licenças completas de uso destas marcas, incluindo clube e seus jogadores. Quando assinamos com o clube francês, semanas depois, foi anunciada a contratação de Neymar. Agora, poucas semanas após nossa renovação de contrato para o game, o clube anuncia Lionel Messi. Obviamente, isso nos traz muitos benefícios, uma vez que coloca o clube em total evidência e faz com que a marca seja mais procurada e consumida, em todos os aspectos.
De acordo com Guilherme, os games estão disponíveis para mais de 130 países, em dezenas de lojas e conta com mais de três milhões de downloads. Todos os jogos são construídos junto aos departamento dos clubes, levando em consideração sua história e seu tamanho. A expectativa é seguir crescendo em audiência e reconhecimento, evoluindo e visando novos públicos.

 

Debora Castro
[email protected]

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta

Destaque no ‘Destinos RS’: Valorização dos profissionais de turismo em pauta Porto Alegre, 17 de Outubro de 2025 — A valorização e o papel crucial dos profissionais que movem o setor de viagens e hospitalidade foram o centro das discussões no programa Destinos RS desta sexta-feira (17). O projeto “Valorizar para Transformar: Profissionais de Turismo em Ação” foi o tema

Briga entre duas mulheres termina em prisão

Na manhã deste sábado, 18 de outubro, por volta das 7h30, uma briga entre duas mulheres terminou em ocorrência policial registrada como lesão corporal em via pública, na Avenida João Goulart, região central de Santana do Livramento. De acordo com o boletim da Polícia Civil, a confusão teria começado ainda no interior de uma casa noturna da cidade, onde as