qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Morning Call: bolsas europeias sobem pelo décimo dia e se aproximam de topo histórico

Como ações gerais vão subindo pela décima sessão consecutiva nesta sexta-feira, com as ações francesas se aproximando de seu topo histórico, já que as reaberturas protegem impulsionaram especialmente as empresas consideradas cíclicas.

O CAC da França está muito próximo de atingir o maior nível em mais de duas décadas, liderado pelos varejistas, ao passo que as empresas ligadas ao setor de tecnologia são as mais afetadas na ponta contrária, em meio às quedas nos estoques de microchips.

Na Ásia, o dia foi novamente de perdas, com a disseminação da variante delta e as restrições regulatórias do governo chinês ainda perturbando o sono dos investidores. Já os futuros de ações dos EUA permanecem estáveis ​​depois que o S&P 500 atingiu a nova máxima histórica.

O pano de fundo global é suficiente para que alguns estrategistas prevejam uma estabilidade inflacionária, conforme se confirma os dados de recuperação econômica.

Os especialistas do Tesouro americano saltaram nesta quinta-feira, com os últimos dados dos EUA mostrando que os preços pagos aos produtores subiram em julho mais do que os economistas anteriores, sugerindo que os custos mais altos das commodities e os gargalos de oferta ainda estão aumentando as pressões inflacionárias para as empresas. Os pedidos iniciais de desemprego caíram pela terceira semana e os preços das casas aumentaram para um novo recorde.

Entre as commodities, o petróleo opera em baixa enquanto os investidores tentam dimensionar o impacto da variante delta na demanda. Nas commodities agrícolas, um possível aperto na oferta global de grãos está reaquecendo uma alta nos preços das safras.

Por aqui, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta quinta-feira, 12, à notícia-crime divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e mandou abrir investigação para apurar se o presidente Jair Bolsonaro cometeu crime ao o divulgar a investigação sigiloso da Polícia Federal (PF) sobre uma invasão ao sistema eleitoral ocorrida em 2018.

Com apenas uma semana de intervalo, esse é o segundo inquérito aberto contra o presidente no STF a partir de pedidos do TSE.

Além de Bolsonaro, serão investigados o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) e o delegado da Polícia Federal Victor Neves Feitosa Campos, que também responderá a um pedido de afastamento e um procedimento disciplinar para apurar o possível repasse de informações sigilosas ao presidente. Os três serão autuados no âmbito do inquérito das notícias falsas, que corres no STF sob relatoria do próprio Moraes.

Em oficial de promoção nesta quinta-feira, 12, no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as Forças Armadas deram “apoio total” às decisões dele, ainda, voltou a se referir ao Exército, Marinha e Aeronáutica como “Poder moderador” no sistema constitucional do País. Trata-se, na realidade, de uma interpretação equivocada que o chefe do Executivo dá ao artigo 142 da Carta de 1988, para sugerir que os militares são acionados por critérios políticos.

“O momento é de satisfação e alegria para todo o Brasil. Nas mãos das Forças Armadas, o poder moderador. Nas mãos das Forças Armadas, a certeza da garantia da nossa liberdade, da nossa democracia, e o apoio total das decisões do presidente para o bem da sua nação ”, afirmou.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e