seg, 16 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

PEC do voto impresso é arquivada na Câmara

229 parlamentares votaram favoráveis e 218 contrários. Embora maioria a proposta precisava de 308 votos para ser aprovada.
Foto Ilustrativa

A Câmara dos Deputados arquivou, na noite desta terça-feira (10), por maioria, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso. 229 parlamentares votaram favoráveis e 218 contrários. Embora maioria a proposta precisava de 308 votos para ser aprovada.

“Eu queria, mais uma vez, agradecer ao plenário desta Casa pelo comportamento democrático de um problema que é tratado por muitos com muita particularidade e com muita segurança. A democracia do plenário desta Casa deu uma resposta a esse assunto e, na Câmara, eu espero que esse assunto esteja definitivamente enterrado”, disse o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL).

Logo no início da sessão, a base governista na Câmara requereu e tentou adiar a discussão da PEC, mas avisada, a mesa diretora indeferiu o pedido com base no regimento interno do Legislativo, mantendo a discussão da proposição da deputada Bia Kicis (PSL-DF).

O projeto propunha a inclusão de um parágrafo na Constituição para definir a obrigatoriedade da expedição de cédulas físicas conferidas pelo eleitor nos processos de votação das eleições, dos plebiscitos e referendos.

O resultado é considerado pela classe politica como uma derrota a Bolsonaro, que defendeu a ideia do voto impresso com veemência desde o principio. Com isso, o texto será arquivado e o formato atual de votação e apuração deve ser mantido nas eleições de 2022.

Na última sexta-feira (06), o parecer da Comissão Especial que avaliou a matéria foi pelo arquivamento da PEC. O resultado da deliberação da rejeição foi de 23 votos a 11. O parecer favorável ao tema foi elaborado pelo deputado Filipe Barros (PSL-PR).

Confira como votou cada deputado gaúcho.

General Hamilton Mourão através do X (sntigo Twitter)

“A última barbaridade do governo do PT foi querer que o STF impeça o acesso do povo brasileiro à justiça! Agora, após o vergonhoso caso do roubo no INSS, Lula busca judicializar a questão, querendo impedir que as vítimas possam pedir indenizações por danos morais, justa reparação por crimes que ocorreram dentro de uma instituição controlada pelo governo. Vítimas são

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A