sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Lei Maria da Penha completa 15 anos

A legislação foi fruto de uma luta construída pelo movimento feminista do Brasil

A lei Maria da Penha completou, no último sábado (07), 15 anos. A Lei 11.340/06 foi fruto de uma luta construída pelo movimento feminista do Brasil que desde os anos 1970 denunciava as violências cometidas contra as mulheres.

Na semana do aniversário da lei, um grande novo avanço foi conquistado no combate a violência contra à mulher: a inclusão no Código Penal do crime de violência psicológica contra a mulher.

Questionada se valeu a pena a lei, Maria da Penha Maia Fernandes, mulher que originou o nome da lei disse: “eu acho que valeu muito a pena. Hoje já vivemos numa outra sociedade. Tem existido uma progressiva quebra do silêncio das mulheres em situação de violência doméstica, estrutural, institucional. Eu quero dizer que quando a violência acaba, ela acaba geralmente quando a mulher decide denunciar e romper com o relacionamento. A vida recompensa, tenha certeza disso.”

Maria da Penha é natural do Ceará e sofreu duas tentativas de assassinato em 1983, por parte de seu marido. Como resultado, ela ficou paraplégica, necessitando de uma cadeira de rodas para se locomover.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e