sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Câmara aprova projeto de regularização de terras públicas sem vistoria do INCRA

Texto deve ser votado no Senado nos próximos dias
Foto Ilustrastiva

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa terça-feira (03), o projeto de lei que amplia a possibilidade de regularização fundiária de terras da União por autodeclaração, ou seja, sem vistoria prévia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

O texto de autoria do deputado Zé Silva (SD-MG), ligado à bancada ruralista na Câmara, estabelece a ampliação de quatro para seis módulos fiscais no tamanho de imóveis que podem ser regularizados por meio de autodeclaração. O módulo fiscal é uma unidade em hectare definida pelo Incra para cada município do país, que varia de 5 a 110 hectares.

Atualmente a regularização de terras por meio de autodeclaração é baseada em informações fornecidas pelos próprios ocupantes do imóvel rural, sem a necessidade de uma inspeção de campo ou vistoria de autoridades no local.

CONTRAPONTO

Os deputados da oposição, acreditam que a ampliação da regularização por autodeclaração estimula o desmatamento e a grilagem de terras.

“Este é um tema extremamente polêmico. Favorece o desmatamento do Brasil. Mais da metade do desmatamento da Amazônia é provocado pela grilagem de terras”, afirmou o deputado Rodrigo Agostinho (PSB-SP), da bancada ambientalista.

Com a aprovação pelos deputados, o texto segue para a análise do Senado.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e