qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Morning Call: mercados apontam para recuperação em semana de Copom e Payroll

O mês de agosto começa ensaiando uma boa recuperação para os mercados asiáticos, movimento acompanhado pelas ações europeias, juntamente com os futuros de índices dos EUA, à medida que a expectativa por ganhos corporativos vão compensando as preocupações persistentes sobre a repressão regulatória da China e a disseminação da variante delta.

As ações de Hong Kong e da China subiram, reduzindo parte das expressivas perdas da semana passada provocada pela repressão de Pequim, especialmente aos setores de tecnologia e educação. O país também enfrenta um pico de Covid-19 e sinais de desaceleração do crescimento econômico, estimulando apostas em flexibilização monetária e uma recuperação da dívida soberana.

Na Europa, as montadoras e os bancos lideraram o avanço no índice Stoxx Europe 600, com todos os setores da indústria no positivo após a “gangorra” da semana passada. Os ganhos do HSBC Holdings e da Axa SA (uma das maiores seguradoras do mundo) impulsionaram este sentimento otimista.

Já os contratos futuros do S&P 500 e do Nasdaq 100 aumentam à medida que o pacote de infraestrutura de US $ 550 bilhões se aproxima da aprovação no Senado esta semana.

As ações globais em julho completaram sua seqüência de vitórias mais longa desde 2018, mas o ritmo de ganhos foi o mais lento dos últimos 6 meses. Os ganhos corporativos devem auxilior esta retomada, mas os riscos incluem o impacto da inflação elevada e a tensão em torno da variante delta na economia mundial, bem como a pressão da China por mais controle sobre algumas de suas principais empresas.

O petróleo recua enquanto os investidores pesam as perspectivas da China, além do monitoramento de um aumento nas tensões entre o Irã e os EUA.

Por aqui, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que retorna do recesso parlamentar amanhã, pautou para a sua primeira sessão, a apreciação do requerimento de convocação do ministro da Defesa, Braga Netto. O pedido ainda divide os senadores da comissão, até mesmo dentro do grupo majoritário. A cúpula do colegiado deve discutir na noite desta segunda-feira, 2, a possibilidade de chamar o ministro para depor.

Braga Netto entrou em conflito com a cúpula da CPI ao assinar uma nota em conjunto com os comandantes das Forças Armadas criticando o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM). Durante depoimento do ex-diretor do Departamento de Logística em Saúde do Ministério da Saúde Roberto Dias, Aziz afirmou que o “lado podre das Forças Armadas” estava envolvido em “falcatruas” do governo.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), autor do requerimento para convocar o ministro, justificou o pedido para detalhar a atuação do ministro na pandemia. O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, durante depoimento na comissão, apontou atuação de Braga Netto na tentativa de mudar a bula da cloroquina, medicamento sem eficácia comprovada contra o novo coronavírus. O incentivo ao chamado tratamento precoce, na contramão de evidências científicas, é uma das linhas de investigação que colocou o presidente Jair Bolsonaro na mira da CPI.

O Brasil registrou neste domingo 449 novos óbitos em decorrência da covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 556.834, informou o Ministério da Saúde. Também foram notificados 20.503 novos casos de coronavírus, colocando o total de infecções confirmadas no país em 19.938.358

Com as 449 novas mortes por covid-19 notificadas neste domingo, 1º, o Brasil registrou uma média móvel de 984 óbitos em mais um dia com o indicador em queda. No sábado, pela primeira vez desde 20 de janeiro, o índice ficou abaixo de mil no país.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já