qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Os líderes do amanhã

Fátima Daudt – Prefeita de Novo Hamburgo e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos

[email protected]

O renomado arquiteto e urbanista Jaime Lerner (1937-2021) defendia que as crianças são as principais responsáveis pela inovação e pela mudança de padrão de cultura na sociedade. Em várias ações marcantes como prefeito de Curitiba, ele pensou nos pequenos para implementar novas ideias e conquistar o coração e a mente dos adultos. Além da mesma profissão, compartilho com Lerner a mesma visão: se quisermos modificar algo, devemos começar pelas crianças.

Nós, gestores públicos, temos muitas atribuições, mas sabemos que, para transformar realidades e garantir futuros promissores à nossa gente, precisamos aplicar grandes esforços na educação. Sem dúvida, os estudantes são o futuro e uma de nossas maiores riquezas. Eles serão os líderes das nossas cidades e do nosso país logo ali na frente.

Em Novo Hamburgo, trabalhamos para oferecer um ensino diferenciado e de qualidade na rede municipal, criando condições para que cada aluno aprenda os conteúdos abordados em sala de aula e, sobretudo, se desenvolva com olhos no futuro. Mesmo garantindo boa infraestrutura, propostas educacionais como robótica, xadrez e projetos de leitura, professores qualificados e vagas para todos, nem sempre é possível manter 100% dos estudantes na sala de aula – mesmo que remotamente neste momento de pandemia.

Com foco em reduzir drasticamente a evasão escolar, lançamos neste mês de julho o programa #vempraescolanovohamburgo. Trata-se de uma plataforma digital e de ações desenvolvidas pela Prefeitura de Novo Hamburgo para mapear e localizar os estudantes que estão fora e sem escola na rede municipal. Essa busca ativa envolve educadores da Secretaria da Educação, agentes da Secretaria de Saúde e assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social que diariamente percorrem a cidade para desenvolver suas atividades.

Somente em uma instituição, 19 crianças que estavam distantes dos cadernos e livros foram reintegradas às atividades escolares. São 19 futuros que ficam mais próximos do que almejamos. Com o envolvimento de cada servidor público, de cada família e de cada cidadão que identificar uma criança fora da escola e reportar por meio do link gg.gg/vempraescola, iremos avançar. Queremos que o #vempraescolanovohamburgo ecoe em cada canto da cidade como um chamado, para que todos tenham acesso ao ensino de qualidade. O desenvolvimento e o futuro passam pela educação e pelo cuidado com nossas crianças e adolescentes.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.