Inicia nesta segunda-feira (19), o adiantamento da aplicação da segunda dose da vacina da AstraZeneca, contra a Covid-19. A antecipação do intervalo, após a primeira, já está em vigor em todo o Rio Grande do Sul para contensão da nova variante do coronavírus, conhecida como Delta.
A decisão de adiantamento foi tomada após as suspeitas dos primeiros casos desta variante no Estado, sendo um desses em Sant’Ana do Livramento. As amostras foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e os resultados devem sair nos próximos dias.
Até lá, um calendário de adiantamento começa a ser seguido pela Secretaria de Saúde: pessoas que tem a segunda dose agendada entre os dias 19/07 e 02/08, poderão tomar dia 19/07; pessoas que tem a segunda dose agendada para o dia 03/08, poderão tomar dia 20/07; pessoas que tem a segunda dose agendada para o dia 04/08, poderão tomar dia 21/07; pessoas que tem a segunda dose agendada para o dia 05/08, poderão tomar dia 22/07; pessoas que tem a segunda dose agendada para o dia 06/08, poderão tomar dia 23/07.