seg, 2 de dezembro de 2024

Variedades Aplateia | 30 e 01.12.24

Relatório final da CPI dos Alimentos é apresentado

Vereadores terão até segunda-feira (19) para apresentarem emendas
Câmara de Vereadores (Foto:Divulgação/Ascom)

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que teve como objetivo apurar e investigar eventuais responsabilidades diante de alimentos vencidos encontrados no almoxarifado da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (SMAIS), no início deste ano, vereador Dagberto Reis (PT) apresentou, nesta quinta-feira (15), o relatório final dos trabalhos.

No documento, Dagberto destacou que “é importante que um novo processo licitatório que tenha por objeto a aquisição para alimentos para a Secretaria Municipal de Assistência Social, prossiga somente após o conhecimento do que se dispõe em estoque, com a finalidade de mensurar a real necessidade de novas aquisições e assim evitar a compra desnecessária e consequentemente o desperdício de produtos as custas do erário público municipal. ”

O relator enfatizou uma divergência quantitativa do estoque, com os relatórios apresentados e relatou um grave descontrole na Administração Pública sobre o material existente. Segundo Dagberto, a situação constatada demonstrou sistematicamente, após as oitivas dos secretários que estiveram à frente da pasta, que a realização de procedimentos por parte do almoxarifado, no que se refere ao controle de estoque, não foram eficazes, sem observância das tramitações, dos registros, controles e sugeriu aos responsáveis a responsabilização de sanções administrativas.

Por fim, o relator registrou que diante dos fatos apurados pela CPI, irá encaminhar ao Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Executivo Municipal e ao Controle Interno o relatório final, para fins de ciência e eventuais providências.

Os vereadores membros da Comissão terão até segunda-feira (19), para apresentarem emendas ao relatório, que serão discutidas e votadas juntamente com a íntegra do documento na próxima quinta-feira (22), às 10h no plenário João Goulart.

Paulo Brossard, mais que um jurista

Não vou ser preciso em datas, pouco importa. Dias atrás a Assembleia Legislativa fez uma homenagem ao jurista Paulo Brossard de Souza Pinto. Se estivéssemos conosco, faria cem anos. Nosso poeta e ex-prefeito, o saudoso e talentoso Luiz Coronel, texto e verso à mão, dizia do bageense que andava em textos, versos e avião de rua, do talo bageense que