qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Pfizer e AstraZeneca terão segunda dose antecipada

Após suspeitas de casos da variante Delta governo do Estado pretende adiantar a segunda dose
Foto: Divulgação

O novo intervalo entre as doses das vacinas contra a covid-19, da Pfizer e AstraZeneca, já está em vigor desde segunda-feira (12), no estado. A secretária estadual da saúde (SES), está orientando redução de duas semanas no intervalo das doses desses imunizantes, com o objetivo de conter o avanço da variante Delta.

De acordo com a SES, a distribuição das vacinas da AstraZeneca começá nesta quarta-feira (14), para as 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS), e os mesmos devem ser direcionados para quem recebeu a primeira dose há 10 semanas. Quanto as vacinas da Pfizer, até o início de agosto não há previsão de intervalo de 10 semanas.

A decisão foi tomada após as suspeitas de dois primeiros casos da variante Delta no estado do Rio Grande do Sul. As amostras foram enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, e os resultados devem sair até sexta-feira (16).

O adiantamento desse intervalo entre as duas imunizantes, assim como o calendário da aplicação é de responsabilidade dos municípios.

 

Debora Castro

[email protected]

 

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con