A prefeita Ana Tarouco (DEM) recebeu das mãos do assessor do deputado federal Ubiratan Sanderson (PSL) o documento que confirma a destinação de R$ 2.834.874,00 para a compra de um tomógrafo de 64 canais para a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento. O recurso é referente a uma emenda parlamentar destinada por Sanderson que ficará disponível ainda neste ano junto ao Fundo Nacional de Saúde.
Para que a Santa Casa receba o recurso é necessário o cadastramento de uma proposta junto ao Portal do Ministério da Saúde, no sistema de gerenciamento de objetos e propostas, ainda neste ano. Se tudo correr dentro do esperado, a licitação ocorre na sequência. Enquanto isso, o hospital já trabalha na reforma física do que vai chamar de “Centro de Serviços de Imagens” que a nova gestão da Santa Casa apresentou no início do ano. “Será um Centro de Serviços que vai permitir que a Santa Casa e o Município prestem melhores serviços de forma direta e não através de terceirizados, o que desonera os custos e permite a ampliação dos serviços”, explicou a prefeita.
Segundo o Executivo, esta é a primeira vez, em dez anos, que um recurso desta magnitude é encaminhado para a Santa Casa. “É resultado da nossa ida a Brasília e a nossa articulação com o deputado Sanderson. Há 10 anos o município não recebia um valor expressivo como este para permitir um avanço significativo na prestação de serviços à população. Em um momento de crise sanitária, com a queda de recursos da Covid neste ano, sermos alcançados com uma verba dessa monta é extraordinário”, detalhou Ana Tarouco.
A futura aquisição do tomógrafo irá alcançar independência ao Município, que hoje faz os exames de tomografia fora da cidade, e ao hospital, gerando uma economia de R$ 30 mil por mês para a instituição. “Atualmente o serviço é terceirizado e o preço, repassado pelo governo federal via tabela Sus, não cobre. No momento em que a cidade dispõe de equipamento próprio, este custo reduz consideravelmente permitindo, inclusive, a ampliação das receitas”.
Também, ao longo da semana, a prefeita conversou pessoalmente com a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann. No encontro, ela solicitou e garantiu a disponibilização de uma ambulância para a cidade que deve estar disponível já na próxima semana, até que chegue a UTI móvel que o município deve adquirir. Além disso, Tarouco e Arita falaram sobre o projeto da nova base SAMU, que foi apresentado ao líder do Governo, deputado Frederico Antunes (Progressistas) um dia depois que a usina de oxigênio foi reativada no hospital. “O tomógrafo, assim como a usina e a endoscopia, vão permitir que o município disponha e titularize a prestação de mais serviços à população. Existem novos passos que a Santa Casa e o Executivo, através de um Comitê de Crise devem dar, que estão sendo projetados em um planejamento estratégico”, acrescentou a prefeita.


Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales
Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con