qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Prorrogação do prazo para alistamento militar

Decreto foi publicado no na última terça-feira (29) no Diário Oficial da União

O prazo para o alistamento militar de jovens que completam 18 anos em 2021, que terminaria nesta quarta-feira (30), foi prorrogado até o dia 31 de agosto, podendo ser feito de presencialmente ou de forma online pelo site e no aplicativo do Exército Brasileiro.

De acordo com o ministério, a medida é necessária, assim como já aconteceu no ano passado, levando em consideração que, em função da pandemia da covid-19, vários municípios suspenderam o atendimento ao público nas juntas de Serviço Militar.

O alistamento militar é obrigatório para todos os homens brasileiros e para aqueles que são naturalizados desde que tenham o certificado e no ano em que o jovem completar 18 anos deverá procurar uma Junta de Serviço Militar e se alistar.

 

Segundo novo secretário da Junta Militar, Fabrício Peichoto, os jovens deverão comparecer na Junta de Serviço Militar localizada junto ao prédio da Prefeitura Municipal, em horário de expediente, das 7:30h às 13h, munidos dos seguintes documentos:

Certidão de Nascimento ou Casamento original ou RG; CPF; certidão de Naturalização ou Termo de Opção (para brasileiros naturalizados ou por opção); duas fotos 3×4 (sem data e recente) e um comprovante de residência.

Portadores de deficiência física estão isentos do Serviço Militar, devendo comprovar tal situação, para receber o Certificado de Isenção. Já os que apresentarem algum tipo de deficiência temporária receberão o Certificado de Dispensa da Incorporação. Mesmo assim, nos dois casos é preciso comparecer na Junta Militar e realizar o alistamento normalmente.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con