qui, 10 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Morning Call: futuros em NY operam com leves ganhos em dia de payroll

As ações asiáticas encerraram a semana com quedas expressivas, o oposto do que se verifica nos recém abertos mercados europeus e nos futuros dos EUA, que operam em leve alta nesta manhã de sexta-feira, enquanto os investidores aguardam os principais dados de emprego americanos (payroll) em meio a números promissores na frente de vacinas.

O Índice Stoxx 600 opera em alta com o avanço das montadoras e empresas de viagens. Os contratos no S&P 500 refletem o otimismo do mercado antes do payroll, que será observado de perto, para mais pistas sobre quando o Federal Reserve deve começar a retirar seu importante suporte monetário. A notícia de que a vacina da Johnson & Johnson neutraliza a variante delta, de rápida disseminação, também ajudou a aumentar o otimismo entre os investidores.

Na Ásia, as ações da China e de Hong Kong registraram perdas expressivas, enquanto no Japão, o índice Nikkei encerrou em leve alta. O petróleo bruto WTI foi negociado em torno de US $ 75 o barril, perto da maior cotação desde 2018, depois que as lutas internas da OPEP + lançaram dúvidas sobre o acordo que poderá aliviar o aumento dos preços.

Os investidores seguem com olhar atento a divulgação de indicadores, como o próximo relatório da folha de pagamento, para ter uma ideia de quão perto o Fed está de reduzir a acomodação da política à medida que o emprego avança e as pressões inflacionárias aumentam. O Fundo Monetário Internacional disse que o Fed provavelmente começará a reduzir as compras de ativos no primeiro semestre de 2022 e provavelmente precisará aumentar as taxas de juros no final desse ano ou no início de 2023.

Por aqui, os “presidenciáveis” Ciro Gomes (PDT), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Eduardo Leite (PSDB) convergiram mais do que discordaram em caminhos possíveis para a superação das graves crises sanitária e econômica do País. No primeiro debate da série Primárias, realizado nesta quinta-feira, 1º, em São Paulo, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com o Estadão, os três potenciais candidatos em 2022 defenderam a necessidade de uma reforma tributária e mudanças no sistema político nacional como essenciais para a retomada do crescimento e o estabelecimento de um ambiente político mais estável.

Marcado pelo tom propositivo, o encontro mediado pelo cientista político e presidente do CLP, Luiz Felipe d’Avila, expôs também os temas e bandeiras que eles pretendem apresentar neste período ainda distante da campanha eleitoral do ano que vem: Ciro, ex-ministro e ex-governador do Ceará, reiterou a necessidade de um projeto nacional de desenvolvimento. Leite ressaltou a defesa do equilíbrio fiscal, citando, sempre que pode, sua experiência como governador do Rio Grande do Sul; Mandetta, se destacou pela crítica contundente ao governo do presidente Jair Bolsonaro, que chegou a integrar como ministro da Saúde.

Na CPI, O depoimento do policial militar Luiz Paulo Dominghetti à CPI da Covid, nesta quinta-feira, 1º, levantou suspeitas de senadores de que ele pode ter sido “infiltrado” pelo governo para produzir provas fraudulentas e prejudicar investigações sobre corrupção no Ministério da Saúde. Em sessão tumultuada, que durou mais de sete horas, o policial afirmou que o deputado Luis Miranda (DEM-DF), autor de denúncias sobre irregularidades no contrato para compra da vacina indiana Covaxin, também estava envolvido nas negociações de imunizantes oferecidos pela Davati Medical Supply.

Miranda desmentiu Dominghetti e o celular do homem que se apresentou como vendedor de vacinas da AstraZeneca acabou apreendido pela Polícia Legislativa para que passasse por perícia. Senadores do grupo que detém a maioria na CPI viram “armação” do Palácio do Planalto por trás do depoimento. Representante da Davati, Dominghetti mostrou à CPI um áudio de uma conversa em que Miranda aparece dizendo ter um “comprador com potencial de pagamento instantâneo”.

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade

Na vida, para cada ato há sempre uma consequência, não reside dúvida nessa estoica verdade. Então é inadmissível que o governo Lula possa ter a pachorra de dizer que foram pegos de surpresa… Ora, o Brasil não tem uma embaixada nos EUA? O Brasil não tem uma ABIN? Em verdade, o Brasil do governo Lula III, conspirou abertamente contra o

General Hamilton Mourão através do Instagram

O vídeo divulgado pelas redes oficiais do governo Lula, em que áreas da Ucrânia são anexadas à Rússia, viola por completo o equilíbrio que sempre pautou a diplomacia brasileira. O conteúdo deixa claro como o governo de turno “enxerga” as relações internacionais. Alguém deve alertar o presidente Lula da máxima: um país não tem amigos, mas interesses.