dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

CPI do Manoela realiza primeira reunião

Vereador Gilbert Gisler Xepa (PSB) foi eleito relator da Comissão
Foto: Arquivo/AP

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (02), no plenário João Goulart, a primeira reunião de trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Inicialmente houve a deliberação da relatoria dos trabalhos, sendo escolhido o vereador Gilbert Gisler Xepa (PSB), pela maioria.

Na reunião, os parlamentares solicitaram o levantamento de toda documentação que envolva o Loteamento Manoela, sendo esses, da secretaria do planejamento, Departamento de Meio Ambiente, Departamento de Habitação, Secretaria de Assistência e Inclusão Social, Departamento de Água e Esgotos (DAE), Cooperativa e Construtora responsáveis pelo empreendimento e da Caixa Econômica Federal.

A previsão para o início das oitivas é para o dia 16 de julho, uma vez que, segundo o presidente Felipe Torres (DEM), seus colegas sugeriram que, após o levantamento das documentações, os parlamentares precisarão de prazo para estudarem o material para posteriormente dar sequência aos trabalhos. Após o estudo, os membros da CPI irão decidir quem serão os primeiros a serem ouvidos.

A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento instaurou a CPI com a finalidade apurar e investigar, em maior abrangência, possíveis irregularidades no Loteamento Manoela por parte da Cooperativa Inovar e agentes públicos.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia