seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Santanenses são contemplados com prêmio Trajetórias Culturais

Denominada mestra Griô Sirley Amaro, a premiação aconteceu neste mês

Quatorze artistas de Sant’Ana do Livramento tiveram suas trajetórias reconhecidas pelo prêmio Trajetórias Culturais mestra Griô Sirley Amaro, que foi promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (SEDAC-RS), com recursos previstos na Lei Aldir Blanc.
O concurso teve como objetivo conhecer a trajetória cultural de quem faz cultura e melhora a vida da sociedade, garantindo o desenvolvimento artístico e cultural, facilitando o acesso aos recursos da lei para um dos segmentos mais afetados com a pandemia do coronavírus: a cultura.
Os artistas contemplados foram: Adair Rubim de Freitas, Andressa Costa da Luz, Cristiano Ferreira Cesarino, Juliano Márcio Gomes Ávila, Junior Amadeu De Los Santos Florindo, Leonel da Silva Gomes, Luiz Eduardo Machado Cardoso, Luiza Gomes Veloso, Maurício Monteblanco de Oliveira e Raquel Rivero de Vieira, na modalidade música; Felipe Cremonini de Leon, na modalidade teatro; Maria Luisa de Leonardis dos Santos, em Artes Visuais; Nilton Paulo Maciel Vaqueiro, na categoria artesanato e Karolina da Rosa Mendes, na categoria dança.

Homenageada

O Prêmio presta homenagem à mestra Griô Sirley Amaro, pelotense, nascida em 1935 e falecida em 2020, por ter contribuído com os saberes tradicionais, com a cultura popular e com o programa Cultura Viva, do extinto Ministério da Cultura. Sirley disseminou e protegeu os conhecimentos ancestrais do povo negro do Rio Grande do Sul durante anos e ficou conhecida em outros Estados por sua atuação na conservação e perpetuação do conhecimento da cultura negra.

Debora Castro
[email protected]

Confira a programação da casereada no galpão da Praça General Osório

A Associação Tradicionalista de Sant’Ana do Livramento (ATSL) promove de 15 a 19 de setembro a Casereada Artística e Cultural, evento que integra a programação da Semana Farroupilha 2025. A iniciativa, com entrada gratuita, acontecerá no Galpão da Praça General Osório e tem como objetivo celebrar a cultura, a arte e a tradição gaúcha. A programação inclui uma variedade de

“Pescó” un cohete militar en el arroyo Mangueras en Rivera

Un insólito hecho se registró en horas de la tarde de este pasado sábado 13 de setiembre en el departamento de Rivera. Según información periodística que posee A Plateia en español, en dicha ocasión un hombre se encontraba pescando en el arroyo Manguera, ubicado a la altura del kilómetro 72.200 de Ruta 28 en el interior del departamento de Rivera,