qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Morning Call: mercados operam estáveis com estabilidade no preço das commodities

 

Os futuros em Wall Street operam próximos da estabilidade, enquanto as ações europeias registram perdas, após uma recuperação nas ações de tecnologia e nos títulos da dívida americana nesta quinta-feira, com os investidores ainda repercutindo a decisão do Federal Reserve na quarta-feira. O dólar manteve os ganhos e as commodities se estabilizaram após as perdas durante a madrugada.

As ações tiveram ganhos apenas modestos em Hong Kong e Austrália, e caíram no Japão após uma reunião do banco central. Na China, as ações caíram depois que os reguladores dos EUA propuseram o banimento dos produtos da Huawei Technologies e de quatro outras empresas chinesas de eletrônicos.

Os futuros do índice Nasdaq 100 tiveram desempenho superior após uma nova rodada de rotação de ações cíclicas que empurrou o indicador de alta tecnologia para outro recorde. O S&P 500 encerrou a sessão no zero a zero.

O cobre está se encaminhando para sua pior semana desde o início da pandemia e o petróleo opera em queda. Um avanço do dólar nesta semana tornou as commodities precificadas na moeda americana, mais caras, gerando quedas em toda a cadeia.

O iene mudou pouco depois que o Banco do Japão manteve sua taxa básica de juros e disse que estenderia seu programa de apoio à Covid.

Os investidores estão agora debatendo quando o Federal Reserve deve começar a cortar suas compras mensais de títulos, depois que o presidente Jerome Powell sinalizou em sua coletiva de imprensa que os formuladores de políticas estão prontos para discutir a perspectiva. A reunião também mostrou que o banco central deve começar a aumentar as taxas de juros mais cedo do que sua orientação anterior sugeria, com dois aumentos marcados para o final de 2023.

Por aqui, Depois de muitas mudanças no texto e com as atenções voltadas para o prazo apertado de 22 de junho para a caducidade do texto, o Senado aprovou por 42 votos a 37 o texto-base do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 7/2021, proveniente da Medida Provisória (MP) 1.031/2021, que permite a privatização da Eletrobras, a maior empresa de energia elétrica da América Latina.

Posteriormente, os senadores rejeitaram os destaques, como são chamadas as propostas que visam modificar o conteúdo da MP. Com a conclusão da votação, o projeto retorna à Câmara dos Deputados, que tem até a próxima terça-feira para aprová-lo e remetê-lo à sanção de Jair Bolsonaro. A expectativa é que a sessão na Câmara aconteça já na segunda-feira (21), às 15h (horário de Brasília).

O modelo de privatização prevê a emissão de novas ações a serem vendidas no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União. A projeção é de que o governo reduzirá sua fatia nas ações com direito a voto de 61% para 45%. O aumento do capital social da empresa será por meio da oferta pública de ações.

Nesta quinta-feira o Brasil registrou a aplicação de 2.220.845 doses de vacinas contra a covid-19 nesta quinta-feira, 17, segundo dados reunidos e divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa. Essa é a maior marca diária de imunização desde o início da campanha em janeiro.

No total, 2.088.159 de pessoas receberam a primeira dose e 132.686 receberam o reforço da vacina, necessária para completar a imunização.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e