qui, 15 de maio de 2025

Variedades Digital | 10 e 11.05.25

A duplicação da BR-290

Tenente-Coronel Zucco
Deputado Estadual/PSL

Poucos sabem, mas a BR-290 – oficialmente chamada de Rodovia Osvaldo Aranha, em homenagem a este grande gaúcho e brasileiro – tem seu início no Litoral Norte. Lá é conhecida como Freeway e se estende até Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. No total são 726 quilômetros por onde trafegam milhares de veículos – automóveis, caminhões e ônibus – todos os dias e que, por isso, necessitam com urgência de obras de modernização, principalmente de duplicação. Esta semana, em audiência mantida com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura em Brasília ele anunciou que vem ao Estado em julho para anunciar obras de melhorias e a concessão da rodovia.
A notícia encheu de otimismo a inúmeros municípios que serão beneficiados pelas melhorias. A duplicação entre Eldorado do Sul e Pantano Grande, que prmaneceu paralisada por muitos anos e foi retomada pelo Governo Bolsonaro, ganhará um novo impulso. A estrada passa, ainda, por Cachoeira do Sul, São Gabriel, Rosário do Sul e Alegre, até chegar a Uruguaiana. Também serão beneficiadas as comunidades mais próximas de Porto Alegre e que compõem a chamada Região Carbonífera do Estado.
A BR-290, que começa em Osório, desemboca em Uruguaiana, onde se localiza o maior porto seco da América Latina com um total de 167 mil metros quadrados e capacidade para abrigar até 800 caminhões por dia, embora no auge do movimento recebeu mil veículos. Os dados dão a perfeita dimensão da importância do anúncio do Governo Federal.
Com a modernização da rodovia, as viagens se tornarão mais rápidas e seguras com reflexos no custo dos fretes e das passagens de transporte coletivo, entre outros benefícios. Além disso, o turismo, o comercio e a indústria – incluindo o agronegócio – viverão uma nova era. Vidas serão poupadas, empregos serão gerados e a economia será reativada em diversos segmentos.
Ligando o Litoral ao Centro-Norte e Fronteira Oeste, a BR-290 finalmente será uma rodovia moderna capaz de absorver o volume de tráfego que aumenta com o reaquecimento da economia. É uma obra esperada há décadas pelos gaúchos, juntamente com a nova ponte do Guaíba e a duplicação da BR-116, trecho de Guaíba a Pelotas. São melhorias fundamentais para o Rio Grande retomar o desenvolvimento.

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