qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Vigilância de fronteira e participação do produtor na pauta de evento sobre Febre Aftosa

Depois da certificação de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, pela OIE, o Rio Grande do Sul prossegue na agenda de divulgar ações e intensificar a vigilância agropecuária, para garantir a manutenção do status sanitário. Por isso, nesta quinta-feira (10), será realizado o II Fórum Estadual de Vigilância para a Febre Aftosa. O evento virtual começa às 14h, nos canais do Youtube e Facebook da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Os temas da programação foram escolhidos entre as principais dúvidas do setor produtivo sobre a nova condição que o Rio Grande do Sul alcançou. “Sempre soubemos que a retirada da vacinação significaria uma substituição de ações. Agora partimos para garantir o apoio do produtor na vigilância do seu rebanho e a notificação de qualquer suspeita”, afirma o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, que também falará no evento.

Os crimes transfronteiriços e a vigilância nas regiões de fronteira também estarão na pauta, com a palestra de especialistas da Brigada Militar, da Polícia Federal e da coordenação do Programa Sentinela. A responsabilidade do produtor será tema de palestra de representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e o papel do Fundesa na Emergência Sanitária será abordado pelo presidente Kerber.

O evento contará com espaços para perguntas e respostas através do chat das redes sociais. Abaixo os links para assistir e a programação.

https://www.facebook.com/123397641078757/posts/4104176079667540/

 

II FÓRUM ESTADUAL DE VIGILÂNCIA PARA A FEBRE AFTOSA

14h abertura

GERALDO DE MORAES – MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

“O Processo de Reconhecimento do RS para Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação”

14h25 – Painel Segurança de Fronteira

MAJOR VANESSA PERIPOLLI – BRIGADA MILITAR

“Ações de campo no combate aos crimes transfronteiriços”

DELEGADO ALESSANDRO MACIEL LOPES – POLÍCIA FEDERAL (RS)

“Crime Transfronteiriço e as implicações penais”

MÉD. VET. FRANCISCO LOPES – SEAPDR

“Programa Sentinela”

15h30 – Painel Responsabilidade Compartilhada

MÉD.VET. LILIAN FIGUEIREDO – CONF. DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL (CNA)

“O papel do setor privado na manutenção do status sanitário”

ROGÉRIO KERBER – FUNDESA-RS

“O papel do Fundesa na emergência sanitária”

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con