seg, 28 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Alimentos vencidos na Casa do Bem foram denunciados ao Conselho Tutelar, diz depoente

Nádia Santana relata que recebeu informações de que arroz estavam com bichos

A conselheira tutelar Nádia Santana Coelho, afirmou, nesta sexta-feira (28) que o Conselho Tutelar recebeu denúncias para fiscalizar a Casa do Bem, pois no local, o arroz oferecido pela instituição às crianças e adolescentes estavam com bichos e as bolachinhas vencidas. “Em outubro de 2020 nós recebemos uma denúncia, da equipe técnica, referente a alguns bichos no arroz, nós encaminhamos para o Ministério Público”, afirmou Nádia.
As afirmações de Nádia foram feitas em mais uma manhã de oitivas da Comissão Parlamentar Inquérito (CPI) que investiga o suposto armazenamento e distribuição de alimentos vencidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Sant’Ana do Livramento.
Na sexta, a CPI também ouviu o procurador-geral do Município, Felipe Vaz, que esclareceu sobre o envio de um parecer enviado à secretária de Assistência Social, Gabriele Fernandes, após solicitação da mesma. Segundo o procurador, Gabriele percebeu, após assumir, que os alimentos estocados estavam por vencer, e ela então pediu orientação jurídica.
“É um parecer que surgiu devido a constatação de que em uma grande quantidade de alimentos: fardos de massa (21 pacotes), farinha, refrigerantes e outras espécies de alimentos estavam armazenados na Secretaria de Assistência Social, há mais de um ano”, relatou o procurador.
Felipe também foi questionado sobre o descarte de alimentos perecíveis embasados em seu parecer. O procurador explicou que o documento teve duas vertentes: “a possibilidade de doação para outros projetos, que não aqueles que se destinam, pois têm iminência desses alimentos perecíveis, que eram ovos e manteiga”, e a segunda vertente: “era para que a secretaria tomasse as devidas cautelas para organizar”, finalizou.
Os balanceiros Cleiton Ledesma e Jorge Silva dos Santos, da Secretaria de Serviços Urbanos, falaram ainda do desempenho de seu trabalho pesando veículos com alimentos que, segundo eles, não olhavam as embalagens por não fazer parte de suas funções.

Serasa avalia sentimento do trabalhador brasileiro às vésperas do 1º de Maio

• Pesquisa especial capta percepção sobre mercado de trabalho e futuro profissional. • 63% dos trabalhadores se dizem satisfeitos com a posição que ocupam hoje. • Salário melhor (32%) e qualidade de vida (27%) são principais motivadores para quem busca nova oportunidade no mercado. • 21% sentem falta de oportunidade para crescer no trabalho. • 59% dos entrevistados se sentem