sex, 2 de maio de 2025

Variedades Digital | 03 e 04.05.25

Programa sanitário de controle das fronteiras do RS é modelo para o país

Os resultados obtidos em menos de um ano de operação do Programa Sentinela, que atua na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina, chamou a atenção do Ministério da Agricultura. O coordenador do programa, Francisco Lopes, foi convidado para ministrar um curso sobre o modo de atuação do Sentinela para os fiscais do Vigifronteiras, Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais, do Mapa.

Cinco servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural também foram convidados a participar de operações em outros estados. “Acreditamos que, além de contribuir com o trabalho do pessoal de outras regiões do país, também vamos agregar conhecimento a nossa atuação aqui no estado”, afirma Lopes.

O Programa Sentinela é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura, em parceria com as forças de segurança pública e apoio do Fundesa, através da liberação de recursos para aparelhar as equipes volantes. Consiste na realização permanente de patrulhamento e barreiras móveis nos mais de 1,2 mil quilômetros da região de fronteira com o Uruguai e a Argentina, abrangendo 59 municípios. Desde o início da operação em julho de 2020, foram percorridos quase 45 mil quilômetros, com 25 mil bovinos fiscalizados e quase 1,5 mil multas aplicadas. “Quem está fora da lei ou das regras vigentes tem visto que a SeapDr é diligente no combate ao trânsito irregular de animais”, garante Lopes.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, Rogério Kerber, destaca o protagonismo do programa. “A atuação do Sentinela vem mostrando que o Serviço Veterinário Oficial se mantém cada vez mais atento à atividade de fronteira. O setor produtivo pode fazer sua parte denunciando atividades irregulares e contribuindo para a segurança do rebanho.”

No próximo sábado  5 de junho o coordenador do programa Sentinela , Francisco Lopes e o presidente do  Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS, ( FUNDESA ) Rogério Kerber estarão participando do programa Panorama Agropecuário da Rádio RCC FM 95.3 que vai ao ar das 8h00 às 10h00 da manhã. Na pauta do programa  “Os principais desafios após a certificação internacional do estado como zona livre de aftosa e as garantias aos produtores”. Acompanhe também a transmissão pelo facebook do Jornal A Plateia.

Nota à Imprensa – queda do ministro Carlos Lupi

  A saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi, é a confirmação de que sua permanência no cargo se tornou insustentável diante da gravidade do escândalo envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões. Sua omissão, somada às inúmeras irregularidades identificadas, torna justa – embora tardia – a sua exoneração. No entanto, é preciso deixar claro que esta é apenas a