Deputado Afonso Hamm foi relator da Lei que estendeu a posse de arma no campo
A posse de armas está reduzindo o número de crimes no meio rural. De acordo com informações divulgadas pelo Jornal da Band, houve diminuição de 50% nos casos de roubo no campo.
Na Câmara dos Deputados, o deputado Afonso Hamm foi o proponente do Projeto de Lei 6717/0216, transformada na Lei 13.870/2019, que estendeu a posse de arma para a toda a extensão da propriedade rural.
“A criminalidade aumentou no interior e precisamos cada vez mais dar condições para que os produtores e trabalhadores rurais possam defender sua vida, a família de sua família e seu patrimônio”, afirmou.
Hamm também é autor da Lei 13.330/2016, que prevê penas mais graves para o crime abigeato. A nova legislação tem dado respaldo para a atuação da Polícia Civil e Brigada Militar no enfrentamento à criminalidade.
Segundo dados da Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), os registros indicam redução nos casos de furto de animais: em 2016 foram 10.478 ocorrências e, desde então, houve queda nos índices e em 2020 foram 5.139 registros de furto de animais no Rio Grande do Sul.
Confira o vídeo do Jornal da Band