qui, 10 de outubro de 2024

Variedades Digital | 05 e 06.10.24

JB abre inscrições para oficinas de audiovisual gratuitas

Para se inscrever, basta seguir as instruções abaixo

Produzido pela JB Empresa Jornalística, o projeto Kino Kaos está com as inscrições abertas. As oficinas de audiovisual organizadas pelo jornalista, diretor e roteirista Omar de Barros Filho, serão realizadas na cidade de Sant’Ana do Livramento, com a participação virtual do público das cidades de Pelotas e Caçapava do Sul. Os encontros serão online nos dias 16, 17 e 18 de junho, a partir das 10 horas, através de plataforma digital.

O projeto ocorre por meio do edital Criação e Formação de Diversidade às Culturas, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) do Governo do RGS e a Fundação Marcopolo, entidade selecionada em processo de Chamada Pública no ano passado. O recurso utilizado será da Lei Aldir Blanc.  As três oficinas gratuitas, com direito a certificado são: Direção, Roteiros e Produção Executiva.

Oficina de Direção

Omar L. de Barros Filho é roteirista, diretor cinematográfico e jornalista.  Escreveu, produziu e dirigiu os filmes “AdYós, General” e “Viva a Morte”, ambos premiados em festivais brasileiros em Gramado e no Rio de Janeiro. Roteirizou e dirigiu “A Palestina Brasileira”, documentário selecionado em 20 festivais e mostras no exterior e no Brasil desde 2018. Foi editor do jornal “Versus”, em São Paulo. Recebeu o Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos e o Prêmio Jeca Tatu, da Academia Brasileira de Letras, por sua contribuição à cultura na TV. Como jornalista e correspondente internacional na América Latina, escreveu livros sobre as crises sociais no continente. Nascido no RS, reside em Porto Alegre.

Oficina de Roteiros

Apresentada por João Luís Martínez que trabalha há mais de 30 anos com cinema, teatro e TV. É ator, diretor, dramaturgo e roteirista. Desde 2011 integra o corpo docente do Studio Clio – Instituto de Artes e Humanismo em Porto Alegre, onde ministra cursos e oficinas de roteiros. Nos últimos anos escreveu três roteiros de curtas metragem, a exemplo do curta “Amanhecendo Cicatrizes” (2019), que percorre o circuito de Mostras e Festivais pelo país, bem como três roteiros de séries de TV, com treze episódios cada uma, a exemplo da série “Mar de Histórias” exibida pela Fish TV em 2019 e disponível no site da emissora.

Oficina de Produção Executiva

Será ministrada por Rosane Furtado que foi diretora de produção, produtora executiva e controller do documentário “A Palestina Brasileira” (CenaUm Produções). Coordenadora de prestação de contas para a Panda Filmes de “Em 97 Era Assim”, série “Oxigênio” e documentário “Central”. Produção do “Toque Show”, apresentado por Pedrinho Figueiredo. Promoveu o lançamento e a distribuição do filme “A Superfície das Sombras”, de Paulo Nascimento. Atuou na produção da Orquestra Villa Lobos – 2019, espetáculo “AFRIKA”; espetáculo “Paz & Amor”, “Faz Escuro Mas eu Canto”, “A3 – Canções do Sul”, com Zé Caradípia, Márcio Celli e Flora Almeida – espetáculo com repertório de Música Popular Gaúcha. Realizou circulação em sete cidades pelo SESC RS: Canoas, Novo Hamburgo, Três Coroas, Pelotas, Rio Grande, Alegrete, Santa Rosa. Produção do espetáculo “Sobre Rodas de Choro e Chimarrão”, entre outros.

Inscrições

Para mais informações entre em contato pelos telefones (55) 3242-2939, (55) 3242 – 3030, através do WhatsApp (55) 98451-0239. Para se inscrever, basta você utilizar a ficha de inscrição abaixo preenchida para o e-mail [email protected]:

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A FICHA