qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Porto Seco tem novo fiscal agropecuário

O Porto Seco Integrado estava operando sem fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura
Foto: Divulgação/ASCOM

Nessa semana, o Porto Seco Integrado passou a contar com um fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), pois estava operando sem o profissional, o que impedia a passagem de cargas de origem animal pela nossa fronteira.

Segundo o vereador Duda Amaral (Progressistas), ele e o então vereador Carlos Nilo (Progressistas), foram procurados em dezembro do ano passado, por representantes dos despachantes aduaneiros e da Multilog, empresa que administra o Porto Seco, que solicitaram auxílio na busca desse profissional.

“Na época, os dois progressistas reivindicaram com o Ministério da Agricultura e lideranças gaúchas do partido em Brasília para buscarem a transferência de um veterinário do órgão para assumir as tarefas de fiscalização em Sant’Ana do Livramento” , destacou Duda.

Segundo o gerente de operações da Multilog, empresa que administra o Porto Seco, Cristian Alfaro Sarate, Livramento e Rivera recebem entre 800 a 1.000 caminhões por mês, sendo que 30% desse movimento são cargas de origem animal, o que se faz necessário a presença do veterinário do MAPA.

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con