sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Parque Internacional recebe Projeto Linhas Imaginadas

Quem passar pelo Parque Internacional nas próximas semanas com certeza irá notar um emaranhado de linhas coloridas dispostas e uma estrutura metálica montada em frente ao obelisco da paz abaixo das bandeiras do Brasil e Uruguai. Uma estrutura estranha a primeira vista, mas que carregava um significado tão profundo sobre a relação de irmandade de dois povos que convivem pacificamente no mesmo chão.

Trata-se do Projeto Linhas Imaginadas”  que consiste na produção de uma intervenção artística no simbólico que unifica  os povos em um único território, promovendo uma instalação em seu ponto mais emblemático: os mastros que alçam as bandeiras lado a lado.A proposta artística denominada “Linhas Imaginadas” faz alusão ao simbolismo da linha imaginária que divide a fronteira.

A artista Barbara Larruscahim responsável pelo projeto explica que a experiência estética implicará em uma reflexão quanto à realidade das cidades aqui tratadas. Destaca ainda, que o uso deste espaço público tão cotidiano aos moradores da fronteira, uma vez abordado pela intervenção artística, servirá como uma possibilidade de ser resignificado. – Cabe ressaltar, que no uso da linguagem da Arte Contemporânea, busca-se através de técnica simples, contudo potente, priorizar a ideia, o conceito, acima do objeto artístico em si. O objetivo principal é que a obra incentive a reflexão sobre o espaço ocupado por ela – .

A obra recebeu apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretária de Educação Sandra Pontes  da Câmara dos Vereadores, por meio da Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social da Casa Legislativa, através dos vereadores Dagberto Reis e Rafael Castro presidente e vice-presidente da Comissão.

O projeto é executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.Promovido pela Fundação Marcopolo e pela Secretaria do Estado do RS, e fomos contemplados.

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos