qui, 18 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Parque Internacional recebe Projeto Linhas Imaginadas

Quem passar pelo Parque Internacional nas próximas semanas com certeza irá notar um emaranhado de linhas coloridas dispostas e uma estrutura metálica montada em frente ao obelisco da paz abaixo das bandeiras do Brasil e Uruguai. Uma estrutura estranha a primeira vista, mas que carregava um significado tão profundo sobre a relação de irmandade de dois povos que convivem pacificamente no mesmo chão.

Trata-se do Projeto Linhas Imaginadas”  que consiste na produção de uma intervenção artística no simbólico que unifica  os povos em um único território, promovendo uma instalação em seu ponto mais emblemático: os mastros que alçam as bandeiras lado a lado.A proposta artística denominada “Linhas Imaginadas” faz alusão ao simbolismo da linha imaginária que divide a fronteira.

A artista Barbara Larruscahim responsável pelo projeto explica que a experiência estética implicará em uma reflexão quanto à realidade das cidades aqui tratadas. Destaca ainda, que o uso deste espaço público tão cotidiano aos moradores da fronteira, uma vez abordado pela intervenção artística, servirá como uma possibilidade de ser resignificado. – Cabe ressaltar, que no uso da linguagem da Arte Contemporânea, busca-se através de técnica simples, contudo potente, priorizar a ideia, o conceito, acima do objeto artístico em si. O objetivo principal é que a obra incentive a reflexão sobre o espaço ocupado por ela – .

A obra recebeu apoio da Prefeitura Municipal por meio da Secretária de Educação Sandra Pontes  da Câmara dos Vereadores, por meio da Comissão de Educação, Cultura e Assistência Social da Casa Legislativa, através dos vereadores Dagberto Reis e Rafael Castro presidente e vice-presidente da Comissão.

O projeto é executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20.Promovido pela Fundação Marcopolo e pela Secretaria do Estado do RS, e fomos contemplados.

 

Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales

Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con