sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Livramento imuniza professores e gestantes com vacinas da Pfizer

Ex-secretário da Saúde, Paulo Vargas

O município de Sant’Ana do Livramento, recebeu na noite dessa segunda-feira (24), 840 doses da imunizante Comirnaty/Pfizer. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, essa fase da vacinação se dará conforme o direcionamento do Estado e neste momento vacinará as gestantes com comorbidades e os professores de creche e escolas infantis. “Esse primeiro momento, essa será a ordenação das vacinações, através do Plano Nacional Organizacional do governo federal. Pedimos para que todos entrassem em contato e enviassem a listagem por escola, para termos uma noção de quantas vacinas iríamos usar. Após esse contato a equipe já iniciou o agendamento”, declarou o Paulo Vargas.

O secretário municipal salientou a importância do comparecimento no dia e horário agendado. “Essas doses têm cinco horas para serem utilizadas após a reconstituição dessa vacina”, relatou o secretário. Devido às especificidades do imunizante, ela não será distribuída para os demais postos de saúde, as pessoas agendadas devem comparecer para receber o imunizante na Vigilância Sanitária.

Ainda de acordo com o secretário, todos os vacinadores do município realizaram treinamento disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde, via videoconferência, com o objetivo de capacitar as equipes de imunizações dos municípios, por conta das características especificas e diferenciadas do armazenamento da vacina Pfizer.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos