dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Livramento imuniza professores e gestantes com vacinas da Pfizer

Ex-secretário da Saúde, Paulo Vargas

O município de Sant’Ana do Livramento, recebeu na noite dessa segunda-feira (24), 840 doses da imunizante Comirnaty/Pfizer. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, essa fase da vacinação se dará conforme o direcionamento do Estado e neste momento vacinará as gestantes com comorbidades e os professores de creche e escolas infantis. “Esse primeiro momento, essa será a ordenação das vacinações, através do Plano Nacional Organizacional do governo federal. Pedimos para que todos entrassem em contato e enviassem a listagem por escola, para termos uma noção de quantas vacinas iríamos usar. Após esse contato a equipe já iniciou o agendamento”, declarou o Paulo Vargas.

O secretário municipal salientou a importância do comparecimento no dia e horário agendado. “Essas doses têm cinco horas para serem utilizadas após a reconstituição dessa vacina”, relatou o secretário. Devido às especificidades do imunizante, ela não será distribuída para os demais postos de saúde, as pessoas agendadas devem comparecer para receber o imunizante na Vigilância Sanitária.

Ainda de acordo com o secretário, todos os vacinadores do município realizaram treinamento disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde, via videoconferência, com o objetivo de capacitar as equipes de imunizações dos municípios, por conta das características especificas e diferenciadas do armazenamento da vacina Pfizer.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia